O câncer de cérebro refere-se ao crescimento anormal de células no tecido cerebral, podendo ser primário, quando se origina no próprio cérebro, ou secundário, quando resulta de metástase de outros órgãos. Esta condição pode afetar diversas funções cerebrais e do sistema nervoso central, resultando em uma ampla gama de sintomas que impactam significativamente a qualidade de vida do paciente.
O cérebro
O cérebro, principal parte do sistema nervoso central, é constituído pelos hemisférios direito e esquerdo, unidos por uma estrutura anatômica, chamada corpo caloso.
Nos hemisférios localizam-se os ventrículos laterais direito e esquerdo, que se comunicam com o terceiro ventrículo. Os ventrículos são cavidades no qual o liquor (líquido cefalorraquidiano) se encontra.
O hemisfério esquerdo na grande maioria dos pacientes tem como função o controle do pensamento lógico e da competência comunicativa.
O hemisfério direito é responsável por outras funções, como o pensamento simbólico e a criatividade. As funções do controle da parte motora localizam-se tanto no hemisfério direito quanto no esquerdo.
Vale notar, no entanto, que a parte direita do cérebro coordena a função motora do lado esquerdo do corpo e vice-versa. Outra estrutura importante do sistema nervoso central é o cerebelo, que controla o ato de caminhar, a coordenação e o equilíbrio.
Entre o cerebelo e a medula espinhal está o tronco cerebral, que, por ser um tipo de “funil” por onde passam todas as conexões nervosas, tem relevância fundamental em funções não só motoras, mas visuais, de deglutição e respiratórias. O cérebro é formado por lobos, que estão presentes em ambos os hemisférios.
Os lobos e suas funções
- Lobos frontais direito e esquerdo (localizam-se mais adiante do cérebro): atuam nas funções de planejar, agir, falar, gesticular, pensar de forma abstrata e se movimentar. Além disso, essa área do cérebro controla funções relacionadas ao comportamento, humor, afetividade, atenção e iniciativa para executar ações;
- Lobos occipitais (localizam-se mais atrás do cérebro): coordenam as funções da visão e de reconhecimento de objetos e pessoas;
- Lobos temporais (estão localizados na região lateral do cérebro): coordenam as funções de aprendizagem, memória, compreensão da linguagem e processamento visual;
- Lobos parietais (estão localizados na região superior do cérebro): coordenam as funções envolvidas na percepção de sensações como o tato, a dor e o calor, além de controlar a capacidade de se localizar no espaço e reconhecer objetos através do tato.