back to top
InícioTipos de câncerLeucemia Linfóide Aguda | O que é

Leucemia Linfóide Aguda | O que é

A Leucemia linfoide aguda é o tipo de câncer mais comum na infância. A leucemia linfoide aguda (LLA) não é uma doença hereditária e suas causas ainda não são conhecidas.

A notícia boa é que, hoje, 90% das crianças em tratamento chegam à cura. Ela acontece quando as células-tronco, responsáveis por dar origem aos componentes do sangue (glóbulos brancos, que combatem as infecções; glóbulos vermelhos, que fazem oxigenação do organismo; e plaquetas, que impedem as hemorragias), sofrem alterações.

Por ser uma leucemia aguda, células ainda muito jovens, também chamadas de imaturas, param de funcionar corretamente e começam a se reproduzir de maneira descontrolada. A LLA afeta a linhagem linfoide, responsável pela produção de linfócitos.

Neste caso, porém, a produção anômala, além de não exercer sua função, impede a fabricação das outras células/ linhagem do sangue. Sua evolução é bastante rápida, tornando fundamental que o tratamento se inicie o quanto antes.

Embora a maior parte dos casos aconteça em crianças, adultos também podem ser diagnosticados com LLA, e cerca de 50% dos que realizam o tratamento entram em remissão completa da doença.


Dra. Maria Lucia Lee

Data de publicação: 04/08/2016

Última atualização: 08/08/2024

Dr. Antonio Carlos Buzaid
Co-fundador do Instituto Vencer o Câncer, Dr. Antonio Carlos Buzaid é um destacado oncologista clínico, graduado pela Universidade de São Paulo, com experiência internacional nos EUA, onde foi diretor de centros especializados em melanoma e câncer de pulmão, além de professor na Universidade de Yale. No Brasil, dirigiu centros de oncologia nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, e atualmente é diretor médico geral do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. CRM 45.405
Dr. Fernando Cotait Maluf
Co-fundador do Instituto Vencer o Câncer, Dr. Fernando Cotait Maluf é um renomado oncologista clínico, graduado pela Santa Casa de São Paulo, com doutorado em Urologia pela FMUSP. Ele foi chefe do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica do Hospital Sírio Libanês e atualmente é diretor associado do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, além de membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein e professor livre-docente na Santa Casa de São Paulo. CRM: 81.930