O impacto dos alimentos no aparecimento ou na proteção contra o câncer de próstata é muito discutível.
Uma dieta rica em verduras e frutas frescas parece proteger contra a doença, em especial o consumo de tomate, goiaba e outros alimentos ricos em licopeno, uma substância antioxidante. No entanto, as conclusões a respeito do valor protetor do tomate carecem ainda de confirmação mais sólida.
O alfatocoferol parece ter efeito protetor, enquanto o betacaroteno parece predispor ao câncer de próstata. O impacto de outras vitaminas e microelementos, como o selênio, não é conclusivo.
O consumo de leite pode estar associado a um aumento da incidência, assim como o consumo de cálcio, mas esse dado ainda não é conclusivo.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.