22 de Setembro – Dia Mundial da Leucemia Mieloide Crônica

Compartilhe:

Sumário

Compartilhe:

Conheça melhor este tipo de câncer de sangue, que atinge principalmente adultos

A leucemia mieloide crônica (LMC) é um câncer que se desenvolve na medula óssea, nas células que dão origem às demais células do sangue (as chamadas células-tronco hematopoiéticas). 

É considerada uma doença de manifestação lenta e progressiva.

A leucemia mieloide crônica é diagnosticada, principalmente, em adultos acima de 50 ou 60 anos. Raramente acomete crianças e adolescentes.

“A LMC se distingue dos outros tipos de leucemia pela presença de uma anormalidade genética nos glóbulos brancos, denominada cromossomo Philadelphia (Ph+)”, destaca o hematologista Ricardo Helman, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e do Hospital Israelita Albert Einstein. 

“Nos pacientes com a doença, estudos mostraram que existe uma translocação (fusão de uma parte de um cromossomo em outro cromossomo) em dois cromossomos, os de número 9 e 22, caracterizando assim a leucemia mieloide crônica”, explica o médico.

Por esse motivo, o dia 22 de setembro (22/9) foi escolhido como a data de conscientização sobre a doença. 

O diagnóstico de LMC é feito a partir do hemograma, o exame tradicional de sangue, que pode indicar anemia, aumento dos glóbulos brancos e diminuição no número de plaquetas.

No vídeo abaixo, o hematologista Ricardo Helman fala sobre o avanço nos tratamentos da leucemia mieloide crônica:

Publicação: 22/09/2023 | Atualização: 18/07/2025

Pesquisa Clínica

Novos tratamentos e medicamentos, com segurança e eficácia, de forma gratuita. Conheça.

Busque novas possibilidades de tratamento

Se você busca novas opções de tratamento para si ou para alguém próximo, encontre aqui estudos clínicos com recrutamento aberto. Participar é uma forma de acessar novos tratamentos e contribuir com a evolução da medicina.