back to top

Quem disse que não pode? Alimentação antes, durante e depois do tratamento oncológico

spot_img
Nome da empresa

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
Desenho de um círculo

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

ANTES

Boa nutrição é um dos aspectos fundamentais para auxiliar o sucesso do tratamento.”

Não há dúvidas sobre os benefícios de uma alimentação saudável durante o tratamento oncológico. Mas, como sempre devemos pensar na prevenção e no pré-tratamento, é sabido que você deve ‘preparar’ seu organismo para receber tal medicamento. 

Preparar o organismo significa deixá-lo forte com vitaminas, minerais, proteínas para que, no momento do tratamento, você consiga minimizar os sintomas que a quimioterapia pode causar, como perda de apetite, náusea, feridas na boca, constipação ou diarreia, dificuldade de engolir, entre outros. Estes sintomas levam à perda de peso e de massa magra e, por isso, é tão importante deixar seu corpo saudável e pronto para receber as terapias indicadas.

Uma boa nutrição é um dos aspectos fundamentais para auxiliar o sucesso do tratamento. Consuma mais frutas, legumes e verduras – alimentos naturais.  Eles contêm vitaminas e minerais que fortalecerão o organismo. Por exemplo, folhas e legumes da cor verde escura, como brócolis, couve, espinafre, rúcula, agrião; alimentos alaranjados, como abóbora, mamão, cenoura, manga. Também é recomendável consumir oleaginosas como castanha do Pará, caju, nozes e sementes.

Prefira proteínas saudáveis e magras como peixes, ovos, frango, leguminosas, como feijão, lentilha, grão de bico, e carboidratos integrais: batata doce, mandioca, mandioquinha, arroz integral e quinoa. Temperos naturais, como cúrcuma, orégano, salsinha, cebolinha, manjericão, são riquíssimos em propriedades funcionais e trazem mais sabor aos pratos.

Nossa dica preciosa é: “descascar mais e desembalar menos”. Isto significa, na prática, evitar produtos industrializados como bebidas açucaradas e alimentos ultra processados, que contêm sódio, açúcar, conservantes. 

E quando o assunto é fortalecer o organismo para prepará-lo para o tratamento que vem pela frente, fórmulas nutricionais para complementar a alimentação podem ser indicadas pelo profissional de saúde que faz o acompanhamento. Isto pode ajudar muito a acelerar o processo de desinflamação e melhorar a deficiência nutricional.

É bom lembrar que, durante a quimioterapia, o consumo de certos nutrientes deve ser monitorado ou até mesmo restringido. Assim, é fundamental o acompanhamento de um profissional nutricionista para indicar o produto e momento certo, prescrevendo soluções de acordo com perfil de cada indivíduo. 

É bom lembrar que a alimentação é extremamente importante e todos os nutrientes estão nos alimentos. Mas, se por algum período você não conseguir atingir as metas nutricionais recomendadas somente pela alimentação, existem produtos que podem ajudar a complementar a ingestão diária de nutrientes. Consulte um nutricionista!

Confira, abaixo, dicas de como a alimentação pode contribuir para a maior eficácia do tratamento:

  • Varie os tipos de preparo: faça legumes cozidos no vapor, assados ou refogados com pouco azeite;
  • Coloque cor na sua alimentação. Escolha dois a três tipos de legumes e verduras na semana e procure variar. Por exemplo: uma semana, escolha abóbora, brócolis e couve flor. Na outra, consuma cenoura, abobrinha e couve. Altere produtos e preparações.
  • Adicione sementes na alimentação: chia, linhaça, semente de abóbora, girassol ou gergelim. Você pode colocar na salada, frutas, iogurtes, shakes e dentro de preparações.
  • Consuma proteínas magras! Evite excesso de carne vermelha. Fracione as refeições e coloque uma fonte de proteína em todas as refeições. Por exemplo, além das carnes, é possível optar por leguminosas, ovos, leite e derivados.
  • Não use temperos prontos. Coloque temperos naturais! Eles dão sabor e propriedades funcionais ao prato. Utilize cúrcuma, curry, cominho, chimichurri, páprica, pimenta do reino, pimenta Jamaica, canela, cravo, gengibre em pó, açafrão, alho natural ou em pó, cebola natural ou em pó. Não se esqueça das ervas naturais, como orégano, alecrim, cebolinha, ceboullete, endro ou dill, coentro, salsinha, hortelã, louro, estragão, salsa, alho poró, manjericão, tomilho.
  • Use sal integral marinho, evite sal refinado. Uma dica para usar menos sal na cozinha é preparar o “gersal” (* ver receita abaixo). Este é um sal misturado com gergelim tostado e triturado. O gergelim é uma boa fonte de proteína, cálcio e gordura insaturada. Tem alto teor de fibras e ajuda na regulação do intestino.

E se de um lado há várias restrições alimentares, de outro trago uma boa notícia.
Quem disse que chocolate não pode?  O cacau é um alimento riquíssimo em antioxidante. Ajuda a diminuir radicais livres e até mesmo acalmar e diminuir ansiedade. Minha dica é consumir chocolate amargo – 70% cacau. Na hora de escolher, evite chocolates que têm nos rótulos listas de ingredientes muito extensas com nomes que você não sabe o que é.
Deve conter primeiro massa de cacau e manteiga de cacau. 

É só saborear! Com moderação, é claro.

Desenho de um círculo

Descrição gerada automaticamente com confiança baixaNome da empresa

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

* Receita – Gersal

6 colheres de sopa de gergelim (100g)

1 colher  de chá de sal marinho (5g)

Modo de preparo

Coloque o gergelim em uma panela e leve ao fogo baixo, acrescente o sal e misture.
Deixe o gergelim torrar no fogo por aproximadamente cinco minutos. Retire da panela e triture com o auxílio de um liquidificador, triturador ou mixer.

Quem disse que não pode?

Referências bibliográficas

  1. Câncer e alimentação: uma relação mais importante do que você imagina. https://www.h9j.com.br/pt/sobre-nos/blog/cancer-e-alimentacao-uma-relacao-mais-importante-do-que-voce-imagina

  1. Câncer e má alimentação. Qual é a relação? https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2021/cancer-e-ma-alimentacao-qual-e-a-relacao

  1. Dieta especial ajuda no enfrentamento contra o câncer https://hospitalsiriolibanes.org.br/blog/oncologia/dieta-especial-ajuda-no-enfrentamento-contra-o-cancer
  1. The Role of Nutrition in Cancer Patients. Nutr Cancer. 2021;73(11-12):2849-2850. doi: 10.1080/01635581.2020.1839519. Epub 2020 Oct 28. NHS22.0236
spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria