back to top

Alimentos que pioram os episódios de diarreia

alface verdura

Pão integral, verduras, frituras e outros alimentos gordurosos estão na lista.

Se existem alimentos que ajudam a melhorar os episódios de diarreia, também existem os que devem ser evitados. Entre eles estão, os processados, os gordurosos, os apimentados, as frituras e os doces. Não é difícil entender o motivo: por serem opções “pesadas”, estufam ou até irritam o colo do intestino, e o corpo entende que é necessário liberar mais espaço, provocando a diarreia.

Veja também: 5 dicas para ajudar a controlar a diarreia

É preciso, no entanto, haver condições prévias, como o próprio tratamento oncológico, para que um alimento provoque diarreia instantaneamente. Normalmente, quando a diarreia não é causada por vírus ou bactérias, esse tipo de evacuação decorre da chamada Síndrome do Intestino Irritável.

Funciona assim: quando ingerimos alimentos de difícil digestão em grande quantidade (por exemplo, gorduras e frituras), nosso estômago, por meio de estímulos mecânicos e hormonais, “pede ajuda” à vesícula biliar, que descarrega seu estoque de bile com a função de quebrar o excesso de gordura. O problema é que um volume alto de bile pode irritar o cólon. A solução encontrada pelo corpo é esvaziar rapidamente o tubo digestivo.

Existem opções que não necessariamente se enquadram na lista de alimentos de difícil digestão, e podem enganar muita gente porque na verdade fazem parte do grupo que em geral vemos como dos “alimentos saudáveis”. É o caso do pão integral, cascas de frutas grossas e vegetais crus. Por serem fibras insolúveis, aumentam a movimentação intestinal e aceleram a velocidade de formação do bolo fecal, o que pode intensificar o quadro de diarreia.

Leites e derivados também costumam agravar os sintomas da diarreia. Como a mucosa interna do intestino fica sensível, cai a concentração da enzima responsável pela degradação do açúcar do leite (a lactase), causando falhas na digestão do alimento e consequentemente as diarreias. Algumas bebidas, como chá e café, também contribuem para a rápida formação do bolo fecal e irritam o trato digestivo, intensificando o quadro.

Se os sintomas persistirem, o paciente deve entrar em contato com o seu médico. No ciclo seguinte, as doses dos medicamentos oncológicos poderão ser reduzidas ou, ainda, medicamentos preventivos de diarreia poderão ser utilizados.

Posts Relacionados

Posts populares no site

Posts Populares na categoria