Tudo sobre câncer de colo do útero

O câncer de colo do útero é causado, em grande parte, pela infecção persistente pelo vírus HPV. É um dos poucos tipos de câncer com alto potencial de prevenção por meio de vacina e exames regulares como o Papanicolau.

Visão geral

Entenda o que é o câncer de colo do útero.

Câncer de colo do útero

O que é câncer de colo do útero?

Câncer de colo do útero é o tumor que se origina da parte inferior do útero, chamada colo uterino. Ele costuma evoluir lentamente a partir de lesões pré-cancerosas, o que permite alta eficácia de prevenção e detecção precoce.

Câncer de colo do útero

Fatores de risco

Infecção por HPV, início precoce da vida sexual, múltiplos parceiros sexuais, tabagismo e fatores socioeconômicos são fatores de risco para o câncer de colo do útero.

Câncer de colo do útero

Sintomas

Quando aparecem, os mais comuns são sangramento vaginal anormal, dor na pelve que pode piorar durante a relação sexual e corrimento com odor.

Câncer de colo do útero

Tudo que você precisa saber sobre HPV

A infecção pelo HPV é a principal causa do câncer de colo do útero. A vacinação e a detecção precoce são fundamentais para a prevenção.

Câncer de colo do útero

Diagnóstico

O diagnóstico do câncer de colo do útero é feito por meio do exame Papanicolau, colposcopia e biópsia, além de exames de imagem para avaliar a extensão da doença.

Câncer de colo do útero

Prevenção

A principal forma de prevenção do câncer de colo do útero é a vacinação contra o HPV e a realização periódica do exame Papanicolau e DNA-HPV.

Câncer de colo do útero

Tratamento

O tratamento do câncer de colo do útero pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia, terapia-alvo ou combinações dessas abordagens, dependendo do estágio da doença.

Câncer de colo do útero

Recaída

Após o tratamento, o câncer de colo do útero pode voltar. O acompanhamento contínuo com exames regulares é fundamental para detectar possíveis recaídas precocemente.

Câncer de colo do útero

Busque novas possibilidades de tratamento

Se você busca novas opções de tratamento para si ou para alguém próximo, encontre aqui estudos clínicos com recrutamento aberto. Participar é uma forma de acessar novos tratamentos e contribuir com a evolução da medicina.