Desafio é democratizar ainda mais o acesso aos conteúdos informativos e às campanhas educativas
O Conselho Consultivo do Instituto Vencer o Câncer realizou nesta segunda-feira, dia 21 de novembro, a quarta reunião do grupo, na qual foram apresentados os principais resultados de projetos e atividades do segundo semestre de 2022. Os conselheiros também puderam debater os principais objetivos e iniciativas para o ano que vem.
O encontro teve início com a apresentação de um vídeo com os melhores momentos do evento Vida Que Segue, realizado em 17 de novembro, no Cubo JK Iguatemi, em São Paulo, e reuniu médicos, pacientes, familiares e apoiadores da causa.
O presidente do Conselho Consultivo, publicitário Sergio Amado, ressaltou que o Instituto já consolidou seu trabalho para um público específico, mas que representa uma minoria da população brasileira. “Precisamos transmitir a mensagem para mais pessoas. Esse é o próximo desafio para 2023”, afirmou.
Entre as principais metas para o próximo ano estão, além da democratização do acesso aos conteúdos, a presença mais estruturada em advocacy atuando na capital federal e continuidade dos projetos estruturantes já iniciados.
O oncologista Antonio Buzaid, cofundador do Instituto Vencer o Câncer, destacou a importância da escolha de “bandeiras” que devem ser levantadas pela equipe. “Temos que falar com a população em geral, transmitir mensagens sobre educação para prevenção, como a vacinação, hábitos saudáveis na dieta e na prática de atividades físicas”, avaliou. Para o oncologista Fernando Maluf, também fundador da instituição, o grande desafio de comunicação é “fazer a informação de qualidade sobre prevenção, diagnóstico e cuidado chegar a quem precisa”.
A diretora do Instituto, Ana Maria Drummond apresentou os projetos em andamento e anunciou o lançamento do novo portal, programado para as próximas semanas. “Estamos pavimentando este trabalho. Hoje, pacientes e o mercado reconhecem que o Instituto Vencer o Câncer já não é mais o mesmo. Nosso desafio é o foco. São muitos projetos acontecendo simultaneamente”, assinalou. Dentro das ações programadas para 2023, o Instituto segue com prioridade para projetos estruturantes que possam ter maior capilaridade e serem replicados e escalados em um país com estas dimensões e complexidade.
O Conselho Consultivo do Instituto Vencer o Câncer voltará a se reunir no primeiro semestre de 2023.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.