back to top

Conteúdos especiais ajudam professores a trabalharem o Outubro Rosa nas escolas

spot_img

 

Parceria entre programa Vivescer e Instituto Vencer o Câncer propõe atividades para abordar o tema com crianças e adolescentes

O Outubro Rosa é um movimento internacional para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Apesar das campanhas de comunicação serem direcionadas às mulheres adultas, esse tema também pode ser debatido nas escolas, promovendo a conscientização de crianças e adolescentes. 

O câncer de mama, além de ser um assunto de saúde, também é uma questão de educação, que envolve ensinamentos, diálogos e acolhimento. Quanto mais informação e conhecimento os alunos tiverem, mais preparados estarão para lidar com essa doença em um contexto familiar, por exemplo. 

Pensando nisso, o programa Vivescer e o Instituto Vencer o Câncer desenvolveram a publicação Outubro + Rosa, um material especial que ajuda os professores a conversarem com alunos de diferentes idades e traz dicas de atividades simples e eficientes.

“Não há local melhor para prevenir o câncer do que dentro de uma sala de aula. O efeito multiplicador é o que buscamos no Vencer o Câncer”, afirma a diretora do Instituto, Ana Maria Drummond.

Segundo Vanderson Berbat, diretor da Vivescer, o objetivo é que os estudantes, desde cedo, entendam a importância do cuidado com a saúde. “Nosso conteúdo ajuda os professores a trabalharem esse tema, tão complexo, de forma delicada e empática com os alunos”. 

“Muitas crianças estão vendo familiares e amigos vivenciando o câncer, é algo que está dentro da vida das pessoas”, ressalta a educadora Jamile Coelho, que apoiou o desenvolvimento da publicação. “Por isso, quanto mais o assunto chegar dentro da escola, mais ela se ocupará com a formação e autoconhecimento das pessoas, para que tanto crianças como adultos tenham melhores condições de enfrentar os desafios que a vida traz”, destaca Jamile. Ela já recebeu o diagnóstico de câncer quatro vezes e, nos vídeos do projeto, também divide um pouco da sua jornada como paciente.

Os conteúdos Outubro + Rosa estão disponíveis para download gratuito neste link.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria