back to top

Dicas para evitar o câncer de pele, tumor mais comum no Brasil

spot_img

 

Os dias mais longos e as altas temperaturas de verão atraem as pessoas para as praias e atividades ao ar livre. Entretanto, é muito importante ficar atento à exposição excessiva ao sol. O câncer de pele é o tumor mais comuns nos brasileiros e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Para o biênio 2016-2017, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), são estimados 175 mil novos casos da doença.

A mais grave forma de câncer de pele, o melanoma, pode levar à morte a partir de uma simples e pequena pinta.

O problema pode, porém, ser facilmente evitado se alguns cuidados forem observados. Separamos algumas dicas que podem ser incorporadas em sua rotina.

Proteção

1. Além de óculos de sol, use chapéus e bonés de abas largas e proteja as partes mais expostas. Não são raros os melanomas que surgem como pequenas pintas nos pés ou nas costas.

2. Evite ficar sob o sol entre 10 e 16 horas, quando a radiação ultravioleta é mais intensa.

3. Conheça o histórico de problemas de pele na sua família; ele pode indicar a necessidade de cuidados especiais.

4. Abuse do protetor solar em todas as partes do corpo. Você sabia que 63% dos brasileiros não usam protetor solar no dia a dia? Se você tem dúvida sobre a quantidade que deve passar, utilize a regra da colher de chá. Aplique o equivalente a essa medida em cada parte do seu corpo. Lembre-se: protetor solar bloqueia somente até 55% dos raios ultravioleta que danificam a pele (por isso é importante manter os chapéus e óculos mesmo usando protetor).

5.  O câncer de pele se manifesta, na maioria dos casos, em pessoas com mais de 40 anos, de pele clara, olhos azuis ou verdes, cabelos loiros ou ruivos, pessoas albinas, com histórico de câncer de pele pessoal ou na família e em forma de feridas, nódulos ou pintas em qualquer parte do corpo. A doença é relativamente rara em crianças e pessoas de pele negra, com exceção dos portadores de lesões cutâneas anteriores.

Preste atenção no seu corpo

Os principais sinais de alerta são pintas ou lesões novas que surgem na pele. Sempre esteja atento a qualquer pinta com tamanho e formas diferentes, além de feridas que demoram a cicatrizar. Após o banho, tenha o costume de olhar a região das costas com um espelho.

O ABCDE que pode salvar vidas

A observação rotineira dos cinco passos da tabela que mostraremos a seguir são fundamentais. Veja clicando aqui!

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria