A edição online da revista Veja publicou novo artigo do oncologista Antonio Buzaid, cofundador do Instituto Vencer o Câncer, e da oncologista Jéssica Ribeiro Gomes, integrante do Comitê Científico do Instituto. No texto, os médicos escrevem sobre avanços importantes no tratamento do câncer de mama.
“Várias estratégias novas vêm sendo estudadas, algumas já mostrando grande potencial e podendo se tornar parte do tratamento em breve”, dizem, no artigo. Entre estes avanços, listam a imunoterapia no tratamento do câncer de mama luminal, a melhoria do tratamento anti-hormonal após a cirurgia da mama e inovações em cirurgia e radioterapia.
“Sabemos agora que podemos reduzir a intensidade desses tratamentos em situações específicas, sem comprometer a cura. Por exemplo, mulheres com poucos gânglios linfáticos acometidos na axila (detectados apenas com cirurgia) podem ser tratadas de forma menos invasiva, sem a remoção excessiva de vários gânglios”, destacam.
“Em suma, o tratamento do câncer de mama vem evoluindo, com várias estratégias promissoras trazendo grandes esperanças para pacientes e médicos. Fato é: quanto mais melhorarmos nossas armas, mais seremos capazes de vencer o câncer”, informam os oncologistas.
Para ler o artigo completo, clique aqui!
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.