back to top

Instituto Vencer o Câncer realiza 1° Encontro Nacional Sobre Políticas Públicas em Oncologia

spot_img

O Instituto Vencer o Câncer promoveu nesta quarta-feira, dia 14 de junho, em São Paulo, o 1° Encontro Nacional Sobre Políticas Públicas em Oncologia – ENPPO 2023.

O evento, que contou com a participação de médicos, profissionais de área da saúde, pesquisadores e autoridades, debateu propostas para a melhoria da aplicação de políticas públicas na prevenção, diagnóstico, acesso e tratamento do câncer.

Estiveram presentes o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Luiz Zamarco, representantes da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Centros de Alta Complexidade em Oncologia (CACONs) e Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONs) de vários estados como Paraná, Minas Gerais, Amazonas, representantes de hospitais, da indústria farmacêutica e de várias organizações que atuam no apoio a pacientes como Oncoguia, Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e Movimento Todos Juntos Contra o Câncer #TJCC.

Na abertura do encontro, o cofundador do Instituto Vencer o Câncer, oncologista Antonio Carlos Buzaid, ressaltou a importância da discussão sobre o financiamento em Saúde. “Queremos focar na melhoria da gestão dos recursos que já existem e colocar luz no que funciona. Há uma reorganização necessária e um aumento de capacitação que eu tenho certeza de que serão aspectos fundamentais da discussão”, afirmou.

A diretora Institucional do Instituto Vencer o Câncer, Ana Maria Drummond, destacou a relevância do trabalho em rede para melhorar as políticas públicas em Oncologia no país. “Acreditamos que para problemas complexos não exista uma solução isolada que transforme o sistema. Precisamos cooperar sempre”, disse.

Durante a jornada, os participantes puderam dar depoimentos sobre o atendimento de pacientes oncológicos no Sistema Único de Saúde e abordar os desafios da Política Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer e da atuação dos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACONs) e das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACONs).

“O objetivo do Instituto Vencer o Câncer é ouvir os agentes que colocam as políticas públicas em prática e elaborar uma agenda com proposições para serem debatidas com o ecossistema da saúde sobre a oncologia”, destacou a economista Gabriela Tannus, colaboradora do Instituto Vencer o Câncer e mediadora do evento.  A ideia é unir forças para beneficiar pacientes com câncer.

Foram levantados temas como as características regionais do câncer no Brasil e a uniformização do atendimento, a migração de pacientes para tratamento e a integração de CACONs e UNACONs, a melhoria dos dados sobre a doença, o incentivo à pesquisa e a incorporação de novas tecnologias.

“Precisamos modernizar o SUS para atuar no século 21”, declarou a ginecologista e mastologista Marianne Pinotti, integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer. A médica enfatizou a importância de um trabalho com os poderes Executivo e Legislativo para chamar a atenção das autoridades para a causa do enfrentamento do câncer.

No encerramento, o grupo elencou uma série de propostas para serem desenvolvidas e aprofundadas para contribuir na construção de um programa mais abrangente de prevenção e controle do câncer no país.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria