back to top

O exercício físico como protagonista no controle da perda óssea no tratamento do câncer de mama

spot_img

 

Dois terços dos cânceres de mama são receptores hormonais positivos, ou seja, são afetados por hormônios femininos. Então, é necessário induzir a supressão destes hormônios com o uso de medicamentos como o tamoxifeno e os inibidores de aromatase. Tais medicações são utilizadas na tentativa de reduzir a ação de estrogênios sobre as células cancerígenas.

A falta desse hormônio também pode acontecer naturalmente pela menopausa precoce ocasionada pelo tratamento quimioterápico.

O estrogênio é um protetor ósseo e a falta dele pode causar prejuízo aos ossos. O osso é um tecido dinâmico, que sofre um processo constante de formação, reabsorção e remodelação.

O uso de medicamentos chamados bisfosfonatos pode ajudar muito nesse processo de reconstrução, inibindo a reabsorção óssea e estimulando a formação óssea.

 

Onde entra a atividade física nessa história?

Ela é multifatorial. Previne, protege e estimula. O exercício físico é uma medida de prevenção e uma importante ferramenta no controle da perda óssea.

A força mecânica resultante da contração muscular do exercício regula a atividade de formação de células ósseas.

Exercícios resistidos e aeróbicos oferecem muitos benefícios para quem tem osteoporose, pois aumentam o estímulo para a formação óssea, além de melhorar o condicionamento cardiovascular, agilidade, coordenação e resistência, proporcionando o ganho de força e massa muscular.

Músculos mais fortes, envolvem os ossos como uma camada protetora capaz de reduzir o risco de fraturas.

Lembrando que:

– o nível de perda de massa óssea pode variar de mulher pra mulher, vai depender de fatores como idade, hereditariedade, estilo de vida;

-uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis, como não fumar, fazem muita diferença na saúde e preservação dos ossos;

– uma caminhada de 30 minutos todos os dias ajuda a aumentar a densidade óssea.

 

Luciana Castelli Assmann – Educadora física especialista em pacientes oncológicos

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria