Se você fuma ou conhece alguém que fuma, descubra como diminuir os riscos
Em homenagem ao Dia mundial sem tabaco, 31 de maio, o Instituto Vencer o Câncer preparou este teste para você descobrir seu nível de conhecimento sobre esse importante tema de saúde pública.
O slogan desta edição, “World No Tobacco Day 2023: We need food, not tobacco” (Dia Mundial sem Tabaco 2023: nós precisamos de comida, não de tabaco) tem como objetivo sensibilizar para a produção de culturas alternativas e demonstrar as oportunidades de comercialização para os produtores de tabaco, incentivando-os a cultivar culturas sustentáveis e nutritivas e que ajudem a diminuir a crise alimentar mundial.
A data foi criada pelos Estados Membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987 para conscientizar sobre os danos causados pelos produtos do tabaco às pessoas, à saúde pública, às comunidades e ao meio ambiente.
A proposta é também divulgar dados relevantes da indústria tabagista, como a informação de que em todo o mundo, todos os anos, cerca de 3,5 milhões de hectares de terra são convertidos para a cultura do tabaco, que também contribui anualmente para a deflorestação de 200.000 hectares.
Conforme dados da campanha, nove dos 10 maiores produtores de tabaco são países de baixo e médio rendimento, e quatro deles têm déficit alimentar. A terra usada para cultivar tabaco poderia ser utilizada de forma mais eficiente para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 das Nações Unidas – fome zero.
Boas notícias
Apesar do cenário desafiador, há boas notícias: o câncer de pulmão é bastante evitável e de cada 10 casos, nove podem ser prevenidos se os fumantes pararem de fumar. Vamos ver se você conhece os benefícios que parar de fumar provoca no organismo a curto, médio e longo prazo.
As vantagens são quase imediatas. Para se ter uma ideia, depois de um dia inteiro sem tabaco, 24 horas, já há redução na chance de ter um ataque cardíaco – fumantes têm duas a três vezes mais chance de ter um infarto.
Revisão médica
Maria Alzira Rocha – Médica oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer- CRM: 166.297(SP)
Referências
https://www.uicc.org/what-we-do/areas-focus/tobacco-control/world-no-tobacco-day
https://www.cancer.org/cancer/risk-prevention/tobacco/health-risks-of-tobacco.html
https://www.worldcancerday.org/what-cancer
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.