back to top
InícioTipos de câncerCâncer de cabeça e pescoço | O que é?

Câncer de cabeça e pescoço | O que é?

O câncer de cabeça e pescoço correspondem a 3% de todos os tipos de câncer. Os cânceres de cavidade oral e laringe são um dos tumores mais comuns dessa região, e mais de 60% deles ocorrem na glote.

Consideramos tumores de cabeça e pescoço aqueles que se originam nas seguintes estruturas anatômicas

  • Cavidade oral

Inclui lábios, língua, assoalho da boca e palato – que se divide em mole e duro –, mais conhecido como céu da boca;

  • Seios da face

Maxilares, frontais, etmoidais e esfenoidais;

  • As três porções da faringe

Nasofaringe (atrás da cavidade nasal), orofaringe (onde se encontra a amígdala e a base da língua) e hipofaringe (porção final da faringe, junto ao início do esôfago);

  • As três porções da laringe

Supraglote, glote e subglote;

  • Outras estruturas

Glândulas salivares, vasos sanguíneos, músculos e nervos da região e a glândula tireoide (que será discutida em outro capítulo). Anatomia da região da cabeça e pescoço com visão dos órgãos ampliadas.

Anatomia da cabeça e pescoço
Anatomia da região da cabeça e pescoço com visão dos órgãos ampliada.

Em suas fases iniciais, o câncer de cabeça e pescoço costuma ter crescimento lento. Pode se instalar já como lesão maligna ou se originar a partir de lesões pré-malignas (leucoplasias e eritroplasias). Com o crescimento, o tumor primário invade os tecidos da vizinhança.

Nas fases mais avançadas suas células podem migrar para os linfonodos cervicais e cair na circulação sanguínea, atingindo órgãos distantes: pulmões, fígado, ossos etc. Os tumores que crescem nesses locais são constituídos pelas células do órgão que lhes deu origem e devem ser tratados como tais. Crescimento local do câncer de cabeça e pescoço.

Crescimento local do câncer de cabeça e pescoço. Note que o câncer, ao crescer, passa a invadir os tecidos da vizinhança e, em fases mais avançadas, suas células podem migrar para os linfonodos cervicais.

Crescimento à distância do câncer de cabeça e pescoço.

Carcinoma epidermoide

É o tipo mais comum, responsável por mais de 90% dos casos, e também o que guarda relação mais clara com o fumo e o álcool. Origina-se nas células que recobrem a mucosa de toda a região da cabeça e do pescoço.

Carcinoma adenoide cístico e carcinoma mucoepidermoide

São responsáveis pela maioria dos tumores das glândulas salivares.

Tipos mais raros

Os demais 5% incluem tipos bem mais raros: sarcomas, linfomas e adenocarcinomas


Atualização: Dr. Lucas Vieira dos Santos – CRM: 115.834 Oncologista Clínico na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Apoio: Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM: 159784 Oncologista Clínica na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Vídeo: Dr. Marcos Magalhães

Artigo publicado em: 06 de maio de 2014
Artigo atualizado em: 18 de julho de 2024

Dr. Antonio Carlos Buzaid
Co-fundador do Instituto Vencer o Câncer, Dr. Antonio Carlos Buzaid é um destacado oncologista clínico, graduado pela Universidade de São Paulo, com experiência internacional nos EUA, onde foi diretor de centros especializados em melanoma e câncer de pulmão, além de professor na Universidade de Yale. No Brasil, dirigiu centros de oncologia nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, e atualmente é diretor médico geral do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. CRM 45.405
Dr. Fernando Cotait Maluf
Co-fundador do Instituto Vencer o Câncer, Dr. Fernando Cotait Maluf é um renomado oncologista clínico, graduado pela Santa Casa de São Paulo, com doutorado em Urologia pela FMUSP. Ele foi chefe do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica do Hospital Sírio Libanês e atualmente é diretor associado do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, além de membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein e professor livre-docente na Santa Casa de São Paulo. CRM: 81.930