back to top

Câncer de endométrio | Diagnóstico

https://youtu.be/8SydEujWVtg

A possibilidade de câncer de endométrio deve ser considerada sempre que houver sangramentos genitais anormais e crescimentos uterinos, especialmente na pós-menopausa. Para melhor avaliação do útero, é necessário fazer exames de imagem que permitam avaliar a estrutura e o interior do órgão. Os principais exames de imagem para visualizar lesões endometriais são:

Ultrassonografia

A ultrassonografia transvaginal, em particular, pode auxiliar na visualização de pólipos benignos, massas ou alterações da textura do endométrio e do miométrio.

Tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética

Esses métodos são muito precisos, mas são raramente necessários para diagnósticos. Na maioria dos casos, a informação obtida por meio da ultrassonografia é suficiente para indicar ou afastar a necessidade de biópsias.

Histeroscopia

O material do interior do útero pode ser obtido através de curetagem, ou histeroscopia. Através de uma câmera e uma sonda iluminada é possível ver o interior do útero e fazer a biópsia dos pontos suspeitos. Atualmente, este é o procedimento mais adequado para investigar sangramentos anormais uterinos.

 

Paciente com suspeita de Câncer de Endométrio
Procedimento histeroscópico em paciente com suspeita de câncer de endométrio

Os quatros estádios do câncer de endométrio estão descritos abaixo:

Estadiamento do câncer de endométrio.
Estadiamento do câncer de endométrio.

 


Atualização: Dra. Graziela Zibetti Dal Molin – CRM 147.913 Oncologista clínica – BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Apoio: Dr. Daniel Vargas Pivato de Almeida – CRM 27.574 Oncologista clínico – Grupo Oncoclínicas – Brasília-DF Vídeo: Dra. Graziela Dal Molin

Selecione uma área para saber mais:

O que é?

Diagnóstico

Fatores de Risco

Prevenção

Recaída

Sintomas

Tratamento