Os linfomas são tumores do sistema linfático, derivados de glóbulos brancos, os linfócitos, doentes. Nesta situação há tanto uma produção acelerada destas células quanto também uma maior sobrevivência.
Historicamente, dividimos os linfomas nos tipos Hodgkin e não Hodgkin, porém dentro destes dois grandes grupos há dezenas de subtipos de linfomas, alguns com um comportamento mais indolente e outros mais agressivos. Ë importante determinar “nome e sobrenome” de cada subtipo para então alinhar a terapia.
Os linfomas correspondem a cerca de 5% de todos os tipos de cânceres, acometendo homens e mulheres em diferentes faixas etárias a depender do seu subtipo. A taxa de cura costuma ser alta, assim como a sobrevida relacionada à doença.
Atualização: Dr. Breno Moreno de Gusmão – CRM 166.471 Hematologista na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e Dra. Natália Pin Chuen Zing – CRM 151.758 Hematologista na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Apoio: Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM: 159784 Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Março 2022