O principal objetivo das pesquisas clínicas é fornecer evidências científicas sólidas sobre os benefícios de um novo medicamento ou tratamento.
É importante explicar que, antes do início dos estudos clínicos em humanos, há um longo período de análises realizadas em laboratório, com o teste de substâncias e moléculas, para avaliar se elas podem ser tornar medicamentos inovadores seguros e mais eficientes do que aqueles já existentes.
Depois dos testes em animais, somente as que apresentam resultados promissores passam para a próxima etapa, de estudos em seres humanos, obedecendo critérios para as chamadas de fase I, II, III e IV.
A oncologista Graziela Dal Molin faz um resumo das etapas dos estudos clínicos, uma grande oportunidade para pacientes oncológicos terem acesso a tratamentos modernos.
Projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil
O Instituto Vencer o Câncer realiza o projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil, que atua em clínicas e hospitais públicos e filantrópicos dos Estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Paraíba, Bahia e Mato Grosso do Sul.
Conta com a consultoria técnica do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) e patrocínio da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) e Eurofarma.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.