A prática de exercícios de alta intensidade demonstrou reduzir o risco de câncer metastático em até 72%, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Tel Aviv em 2022. A metástase acontece quando as células cancerígenas se desprendem do tumor primário e circulam pelo organismo, podendo se estabelecer em outro órgão.
Os pesquisadores, inicialmente, investigaram a resistência muscular ao câncer metastático. No entanto, durante o curso de sua pesquisa, eles descobriram que o exercício físico regular, especialmente o aeróbico de alta intensidade, desempenha um papel importante na redução do risco de desenvolver câncer metastático.
O estudo revelou que o exercício aumenta o consumo de glicose pelos órgãos internos, deixando menos energia disponível para o tumor se alimentar. Isso cria uma espécie de “escudo metabólico” nos órgãos internos, que bloqueia a progressão do câncer e sua disseminação para outras partes do corpo.
O que os estudos dizem
Cientistas da American Cancer Society relataram que o mecanismo acontece porque o exercício ‘reprograma’ nossos órgãos para exigir mais nutrientes. Ao mesmo tempo, os órgãos saudáveis dos praticantes de exercícios são mais facilmente capazes de competir com as células cancerígenas por nutrientes, reduzindo a disponibilidade de nutrientes para o tumor crescer.
Além disso, o estudo também relatou que o exercício não apenas previne o câncer metastático, mas também influencia a reprogramação metabólica dos órgãos internos. Gânglios linfáticos, pulmões e fígado, que geralmente são alvos comuns de metástase, se tornam metabolicamente mais ativos e absorvem mais glicose quando uma pessoa se envolve em atividades físicas regulares de alta intensidade.
Em resumo, a pesquisa conclui que o exercício protege contra a progressão do câncer e a formação de metástases, aumentando a demanda de nutrientes nos órgãos internos e, assim, reduzindo a disponibilidade de nutrientes para as células tumorais. Esse achado representa uma estratégia promissora na prevenção da metástase do câncer.
Mais uma vez o exercício físico ganha destaque nos estudos e na prática da prevenção e do tratamento do câncer.
Luciana Castelli Assmann
Educadora Física especialista em pacientes oncológicos
Fontes:
Cancer Research, publicação em 15 de novembro de 2022.
Medical News Today, publicada em 18 de novembro de 2022.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.