O câncer de testículo é mais frequente em homens de 20 a 40 anos e representa cerca de 5% dos tumores masculinos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para ampliar a visibilidade desse tema ainda pouco discutido, o Instituto Vencer o Câncer lançou a campanha “Ovos do Peçanha: os ovos que realmente importam”. Estrelada por Antonio Tabet, no papel do personagem Peçanha, a iniciativa usa humor e irreverência para quebrar tabus, incentivar o autoexame e reforçar a importância do cuidado integral com a saúde do homem.
Criada pela agência Cappuccino o vídeo traz uma paródia à linguagem de luxo exagerado, com Peçanha apresentando os “Ovos do Peçanha”, dois ovos em caixa premium que, na verdade, servem para demonstrar como o autoexame pode ser feito de forma rápida, simples e vital. Ao longo do conteúdo, o personagem ironiza a vaidade masculina enquanto orienta, de forma didática e divertida, os sinais de atenção e o passo a passo do autoexame.
“Sabemos que os homens, especialmente os mais jovens, ainda têm muita resistência quando o assunto é prevenção. O autoexame é simples, rápido e pode salvar vidas, mas falta informação e sobra tabu. Por isso, buscamos uma abordagem ousada, que dialogue com o universo masculino sem didatismos. Acreditamos que o humor tem poder de abrir caminhos para conversas sérias”, afirma o médico oncologista Fernando Maluf, cofundador do Instituto Vencer o Câncer.
O câncer de testículo se desenvolve nas células germinativas dos testículos, responsáveis pela produção de espermatozoides. Não existe uma forma específica de prevenção, mas o autoexame testicular ajuda a identificar alterações precoces. Notar qualquer mudança e procurar um urologista rapidamente faz toda a diferença.
Segundo o Atlas de Mortalidade do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 3,7 mil homens morreram por câncer de testículo no Brasil entre 2012 e 2021, sendo 60% deles jovens de 20 a 39 anos. Esses números mostram por que reforçar o cuidado, a informação e o diagnóstico precoce é tão importante.


O cuidado da saúde integral do homem
Um dos grandes desafios dos profissionais de saúde é fazer com que os homens se preocupem mais com o próprio bem-estar. Eles costumam se cuidar menos e procuram os serviços médicos com menor frequência. Uma pesquisa recente da Sociedade Brasileira de Urologia mostra que 46% dos homens acima de 40 anos só vão ao médico quando sentem algum sintoma, o que reforça a importância de incentivar uma cultura de prevenção.
O câncer de próstata, por exemplo, representa cerca de 30% de todos os tumores masculinos e segue como o mais comum entre eles, excluindo o câncer de pele não melanoma. Mas o cuidado não deve se limitar à próstata. Os homens também precisam ficar atentos ao câncer de testículo.
A incidência desse tumor vem aumentando ao longo dos anos. Embora seja menos frequente que outras neoplasias, a detecção precoce é fundamental, especialmente porque acomete indivíduos jovens (e porque as chances de cura são altas quando diagnosticado no início).
Com tom provocativo, humor inteligente e foco em educação em saúde, “Ovos do Peçanha” reforça o compromisso do Instituto Vencer o Câncer em promover campanhas acessíveis e culturalmente relevantes.
“Usamos um tema em alta como trampolim para gerar conversa sobre saúde. A ideia surgiu a partir do buzz recente em torno de um vídeo fake de ‘ovos premium’ que viralizou, e vimos ali uma oportunidade: falar dos ovos que realmente importam, com bom humor, mas responsabilidade. O personagem Peçanha é perfeito para isso porque consegue quebrar resistência e falar com um público que muitas vezes evita esse tipo de conversa”, disse Vitor Elman, copresidente da Cappuccino e responsável pela direção criativa da campanha.







