A possibilidade de câncer de endométrio deve ser considerada sempre que houver sangramentos genitais anormais e crescimentos uterinos, especialmente na pós-menopausa. Para melhor avaliação do útero, é necessário fazer exames de imagem que permitam avaliar a estrutura e o interior do órgão. Os principais exames de imagem para visualizar lesões endometriais e diagnóstico do câncer de endométrio são:
Ultrassonografia
A ultrassonografia transvaginal, em particular, pode auxiliar na visualização de pólipos benignos, massas ou alterações da textura do endométrio e do miométrio.
Tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética
Esses métodos são muito precisos, mas são raramente necessários para diagnósticos. Na maioria dos casos, a informação obtida por meio da ultrassonografia é suficiente para indicar ou afastar a necessidade de biópsias.
Histeroscopia
O material do interior do útero pode ser obtido através de curetagem, ou histeroscopia. Através de uma câmera e uma sonda iluminada é possível ver o interior do útero e fazer a biópsia dos pontos suspeitos. Atualmente, este é o procedimento mais adequado para investigar sangramentos anormais uterinos.

[/vc_column_text][vc_column_text f_post_font_line_height=”eyJhbGwiOiIxLjgiLCJwaG9uZSI6IjEuNiJ9″ f_post_font_size=”eyJhbGwiOiIxOCIsInBob25lIjoiMTYifQ==”]
Os quatros estádios do câncer de endométrio estão descritos abaixo:

Atualização: Dra. Graziela Zibetti Dal Molin – CRM 147.913 Oncologista clínica – BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Apoio: Dr. Daniel Vargas Pivato de Almeida – CRM 27.574 Oncologista clínico – Grupo Oncoclínicas – Brasília-DF Vídeo: Dra. Graziela Dal Molin