back to top

Março Lilás – Conscientização sobre Câncer de Colo de Útero – Saúde da Mulher

spot_img

Saiba sobre a prevenção do câncer do colo de útero

Março Lilás é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de colo de útero.  Além de alertar sobre o tema, a campanha também busca ajudar a enfrentar a doença, que atinge mais de 17 mil mulheres no Brasil por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). É o terceiro tipo de câncer mais frequente entre a população feminina no país. O principal fator de risco é a infecção pelo HVP, o Papilomavírus Humano.

Como se prevenir do câncer de colo de útero?

As principais formas de prevenção contra a doença são a vacinação contra HPV e o uso de preservativo durante a relação sexual, para evitar o contágio pelo vírus. A imunização deve ocorrer antes do contato com o vírus. Por isso, a vacinação gratuita contra o HPV é recomendada para a idade para crianças e adolescentes entre  9 e 14 anos, no Sistema Único de Saúde (SUS). São recomendadas duas doses.

Mulheres e homens que vivem com HIV/Aids, pacientes oncológicos na faixa etária de 9 a 45 anos, transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea também podem ser vacinados gratuitamente nos postos de saúde. Nestes casos, é recomendado tomar três doses.

A detecção deste tumor é feita por meio de exames clínicos ou laboratoriais, como o exame preventivo papanicolau, que deve ser realizado por todas as mulheres após o início da vida sexual.

Vale ressaltar que, além do câncer de colo de útero, a vacina contra HPV também protege contra os tumores de vagina, pênis, anal, boca e garganta.

Você sabe quais são os sintomas do câncer de colo de útero?

O câncer do colo do útero é um tumor que costuma ter desenvolvimento lento. Na fase inicial, pode não apresentar sintomas.  Nos casos mais avançados, pode haver sinais como:

  • Sangramento vaginal, principalmente durante ou após as relações sexuais;
  • Dores na região pélvica e na virilha;
  • Alterações urinárias e intestinais;
  • Secreção vaginal com odor desagradável.

Para prevenir, é importante tomar a vacina contra HPV, fazer exames de rastreamento e, em caso de qualquer incômodo ou suspeita é importante consultar um médico.

Quais são os tipos de câncer de colo de útero?

Existem diferentes tipos de câncer do colo uterino, de acordo com o tipo de célula:

  • Carcinoma epidermóide ou escamoso: é o tipo mais comum e representa cerca de 80% dos casos. Está associado à  infecção pelo vírus HPV, (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, e causa o aparecimento de verrugas no colo do útero.
  • Adenocarcinoma: representa 20% dos casos e surge a partir da infecção nas células da endocérvice, que é a parte interna do colo de útero.

Carcinoma adenoescamoso: é o tipo mais raro e pode acontecer com o aparecimento de verrugas ou características mistas dos dois tipos anteriores.

Quais são os tratamentos para o câncer de colo de útero?

O tratamento pode ser feito via cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, terapia-alvo e imunoterapia. A definição depende do estágio da doença.

Prevenir é o melhor remédio. Mantenha as vacinas em dia, faça exames de rotina e sempre procure orientação médica.

Coloque o laço lilás em suas redes sociais e abrace esta causa!

Compartilhe este conteúdo e apoie.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria