back to top

Todas as cores do câncer: conhecer para evitar, tratar, curar.

spot_img

No Instituto Vencer o Câncer, acreditamos que o conhecimento é uma das melhores formar de cuidado.

Rosa, azul, verde, lilás, laranja… Ao longo do ano, laços de diferentes cores representam o alerta contra diversos tipos de tumores: mama, próstata, cabeça e pescoço, ovário, fígado, pâncreas, testículo, pele…

Estas ações direcionadas são importantes para discutir os vários aspectos da doença. Mas durante todo o ano o Instituto Vencer o Câncer trabalha para aumentar o conhecimento, melhorar as políticas públicas, buscar o que há de inovação e disseminar informações claras sobre todos os tipos de câncer.

No mês de abril, aproveitando o dia 8, Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembramos todas as cores desta mobilização.

“Pacientes e familiares necessitam de informações de qualidade para entender o que estão vivenciando. Essa é uma de nossas missões: levar conhecimento de profissionais altamente abalizados, de uma forma clara e que fale do ponto de vista do paciente”, avalia o oncologista Fernando Maluf, um dos fundadores do Instituto Vencer o Câncer.

“Em mortalidade, o câncer está atrás das doenças cardiovasculares, mas pela estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), este número deve mudar nas próximas décadas e, infelizmente, deve ser a primeira causa de morte no mundo”, alerta a Dra. Graziela Zibetti Dal Molin, oncologista do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer, que esclarece aspectos relevantes para entender um pouco sobre esta doença.

O que é o câncer?

Câncer é a multiplicação desordenada de células doentes no nosso corpo. Ainda não se sabe exatamente o motivo pelo qual isso acontece. Existem diversos mecanismos pelos quais uma célula do nosso corpo começa a se multiplicar de maneira errada – pode ser por uma dificuldade do nosso sistema imunológico, alguma mutação genética herdada ou adquirida por nós, por uma questão externa, por fatores como obesidade, uso de álcool e sedentarismo.

O que é metástase?

A doença localizada é quando o tumor se localiza apenas em um órgão – é mais indolente, menos agressivo. A metástase ocorre quando a célula cancerígena sai do local de origem e vai para um outro órgão. Quando ocorre a metástase, geralmente o quadro é considerado mais grave e, muitas vezes, incurável. Felizmente com a evolução da ciência e a descoberta e aplicação de novos tratamentos temos reduzido a chance de tumores causarem metástases.

Câncer é hereditário?

Sabemos hoje que os tumores, na grande maioria das vezes, são esporádicos.O paciente tem câncer, mas isso não tem nenhuma relação com outros familiares, ou seja, não é um tumor hereditário.

Os tumores hereditários representam cerca de 10% de todos os tipos. Existe um conhecimento cada vez mais aprofundado sobre este assunto na área de oncogenética, que é a relação entre hereditariedade e câncer.

Sabemos, por exemplo, que no câncer de mama, cerca de 15% dos casos são hereditários, isto é passam de mães para filhas. O principal tumor que está relacionado ao câncer de mama é o câncer de ovário. Há uma síndrome chamada câncer mama-ovário e o principal gene relacionado com esse tumor é o BRCA.

Como fazer o rastreamento?

Existem diversos exames que permitem diagnosticar precocemente vários tipos de tumores:
Mamografia para o câncer de mama,
Papanicolau para o câncer de colo uterino,
PSA e toque retal para o câncer de próstata,
Colonoscopia para o câncer de intestino,
Tomografia de tórax para tabagistas ou ex-tabagistas.

Para grande parte dos tumores diagnosticados no início via exames de prevenção, rastreamento, a chance de cura é bastante alta.

Vacina de HPV protege contra o câncer?

No Brasil, o câncer de colo de útero é uma das principais causas de câncer em mulheres. Nos países desenvolvidos, como Estados Unidos, Austrália, países da Europa Ocidental é mais difícil encontrar esse tumor e a maioria é diagnosticada no início, o que reduz risco de morte por esse câncer. A diferença está na prevenção com vacina de HPV e amplo rastreamento com exame de Papanicolau para descobrir precocemente.

No Brasil, a vacinação de crianças e adolescentes com idade entre 9 a 14 anos contra o HPV, com duas doses, é gratuita no Sistema Único de Saúde.

Pessoas imunossuprimidas, como pacientes com HIV/aids, em tratamento contra o câncer e transplantados, também podem tomar a vacina gratuitamente.

É importante ressaltar que a “Vacina do HPV é segura e eficaz”.

Testes genéticos

Os testes genéticos têm mudado o cenário da oncologia. Cada vez mais entendemos que cada pessoa é uma e o tratamento precisa ser personalizado. A incorporação de testes genéticos faz isso.

Muitas vezes, de acordo com as características do tumor e do próprio paciente, é possível fazer testes genéticos, chamados também de assinaturas genéticas, para obter algumas avaliações essenciais sobre o real risco genético.

Recidiva e sistema imunológico

Ainda não sabemos exatamente os motivos do retorno do câncer, há muitos estudos em andamento para obter essa informação. Existem alguns pontos descobertos pela ciência e um deles é que, muitas vezes, o gatilho para uma doença retornar é a relação com a imunidade da pessoa.

Nosso sistema imunológico está em constante defesa de todos agentes externos, para não ficarmos doentes. Por alguns motivos ainda não compreendidos e explicados completamente, o sistema imunológico de uma pessoa com câncer muitas vezes para de funcionar ou funciona de maneira não tão eficaz e esse é um dos motivos da recidiva.

Existem diversos motivos pelos quais o sistema imunológico pode não funcionar tão bem. Sabemos que atividade física e alimentação saudável são extremamente importantes para manter o sistema imunológico funcionando adequadamente e ajudar a evitar recidiva.

Abril também é o mês do Dia Mundial da Saúde

Além do alerta sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, em abril também ocorrem as ações do Dia Mundial da Saúde, celebrado anualmente em 07/04. A data marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e destaca um tema relevante de saúde pública. Em 2023, o tema foca nos desafios para alcançar a “Saúde para Todos”, e traz à tona o debate sobre acesso e equidade.

Viviane Pereira
Jornalista

Leia também: Vacina do HPV é segura e eficaz.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria