back to top

Paciente oncológico: Tome muito líquido!

agua de coco

Os líquidos são importantes aliados de pacientes em tratamento, principalmente em caso de náuseas.

Dentre as várias dificuldades inerentes ao tratamento contra o câncer, vômitos são praticamente uma unanimidade entre os pacientes. Como os episódios costumam ser frequentes, há perda significativa de líquidos e de sais minerais que precisam ser repostos.

O paciente deve, portanto, repor líquidos rapidamente para evitar a desidratação e diminuir a sensação de fraqueza. Se as náuseas forem muita intensas a ponto de serem provocadas até pela ingestão de líquidos, a recomendação é que se consuma em pequenos goles ao longo do dia. Uma estratégia utilizada por muitos pacientes é chupar pedaços de gelo.

A água é fundamental para a hidratação do corpo, mas é importante ingerir também água de coco, que ajuda a repor sais minerais, vitamina C, vitaminas do Complexo B, aminoácidos e outros nutrientes, que contribuem para fortalecer a imunidade do paciente.

Sopas também são ótimas opções, pois além de hidratar, são de fácil deglutição, o que ajuda a driblar outros efeitos colaterais comuns em pacientes oncológicos: boca secamucosites (espécies de aftas na boca) e disfagia (dificuldade para engolir). Além disso, é possível preparar receitas saudáveis, que garantem nutrientes ao paciente em tratamento.

Posts Relacionados

Posts populares no site

Posts Populares na categoria