Pular para o conteúdo principal

Câncer de esôfago | O que é?

O que é

O câncer de esôfago é o quinto tumor maligno mais frequente do trato gastrintestinal. É menos frequente que os de colorretal, pâncreas, estômago e fígado. Geralmente acomete pessoas entre os 50 e 70 anos de idade, na proporção de três a seis homens para cada mulher.

Anatomia

O esôfago, órgão muscular semelhante a um tubo, comunica a faringe com o estômago e transporta alimento e líquidos de um órgão ao outro. Seu trajeto, que vai da região cervical até penetrar a cavidade abdominal, é dividido em três terços: superior, médio e inferior.

Na parte alta do esôfago, existe uma válvula chamada de esfíncter esofágico superior, que se abre quando recebe o estímulo dos alimentos que passam, para permitir que eles se dirijam ao estômago. Na parte baixa do esôfago, junto ao estômago, existe outra válvula, o esfíncter esofágico inferior, que se abre para que os alimentos cheguem ao estômago. O esôfago apresenta quatro camadas que, da interna para a externa, são: mucosa, submucosa, camada muscular (constituídas pelos músculos longitudinais e circulares), e camada adventícia. Assim que o bolo alimentar passa, esse esfíncter se fecha para impedir que o conteúdo gástrico volte para o esôfago, causando os sintomas característicos do refluxo gastroesofágico

Imagem da Localização do Esôfago

Localização do esôfago.

Anatomia do Esôfago

Anatomia do esôfago com visão do órgão ampliada.

História Natural da Doença

O câncer de esôfago pode surgir já como lesão francamente maligna ou instalar-se em local em que existam lesões pré-malignas, como é o caso do esôfago de Barrett. O tumor se inicia na camada de revestimento interno do órgão (mucosa). Ao crescer, invade a espessura da parede, penetrando a submucosa, camada muscular e a camada adventícia que cobre a parte externa. Por proximidade, pode comprometer órgãos vizinhos, como brônquios pulmonares, traqueia e estômago.

Crescimento do câncer de esôfago

Crescimento local do câncer de esôfago. Note que o câncer, ao crescer, passa a invadir a submucosa, a camada muscular e a camada adventícia e, por proximidade, órgãos vizinhos, como os brônquios pulmonares, a traqueia e o estômago.

 

As células malignas que se desprendem do tumor primário eventualmente ganham a circulação linfática e atingem os linfonodos ao redor do esôfago, chegando aos linfonodos torácicos e abdominais ou da região cervical. Podem, ainda, produzir focos à distância, especialmente no fígado, pulmões e ossos. Somente 30% dos pacientes recebem o diagnóstico na fase em que a doença ainda se acha restrita ao esôfago. Os demais já apresentam outras estruturas comprometidas.

Crescimento do câncer

Crescimento à distância do câncer de esôfago. Note que o câncer pode comprometer fígado, pulmões e ossos.

Crescimento do câncer de esôfago

Crescimento regional do câncer de esôfago. Note que o câncer, atingindo a circulação linfática, pode comprometer os linfonodos ao redor do esôfago, chegando aos linfonodos torácicos e abdominais ou da região cervical.

Tipos de câncer de esôfago

Carcinoma de células escamosas ou epidermoide

É responsável por mais 90% dos casos dos tumores de esôfago do terço superior e médio, sendo o tipo mais relacionado com o tabagismo e o álcool.

Adenocarcinoma

É o tipo mais comum dos tumores da porção mais inferior do esôfago. Está relacionado com a esofagite de refluxo e o esôfago de Barrett. Atualmente, o adenocarcinoma é o tipo encontrado em cerca de metade dos casos de câncer de esôfago.

Tipos mais raros

Os demais 5% incluem tipos bem mais raros: carcinomas de pequenas células, sarcomas, linfomas e tumores adenoide-císticos.

 


Atualização: Dr. Lucas Vieira dos Santos – CRM: 115.834
Oncologista Clínico na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Atualização: Dr. Daniel Vargas Pivato de Almeida – CRM: DF 27574
Oncologista Clínico no Grupo Oncoclínicas, Brasília-DF
Vídeo: Dr. Lucas dos Santos

Selecione uma área para saber mais:

Prevenção

Saiba Mais

Fatores de risco

Saiba Mais

Sintomas

Saiba Mais

Diagnóstico

Saiba Mais

Tratamento

Saiba Mais

Recaída

Saiba Mais

Últimas notícias sobre câncer de esôfago

Notícias câncer de pulmão

Preocupação com qualidade de vida fez empresário parar de fumar

Empresário decidiu parar de fumar quando soube que seria pai.
Notícias

Frutas e prevenção do câncer | Pílulas IVOC

Veja algumas frutas que ajudam a evitar tumores.
Notícias câncer de pulmão

Fumantes e risco de morte | Pílulas IVOC

Aumento do risco de morte por câncer de pulmão é proporcional ao número de cigarros fumados.
Notícias
Tabagismo
Notícias câncer de colo de útero
Obesidade em mulheres
Bem-estar
Perda de peso atinge 50% dos pacientes e é problema gravíssimo