back to top

Câncer de tireoide | Sintomas

O câncer de tireoide é uma neoplasia que afeta a glândula tireoide, localizada na parte frontal do pescoço. Embora muitos casos sejam assintomáticos nos estágios iniciais, vários sinais e sintomas do câncer de tireoide podem surgir à medida que a doença progride. Conhecer esses sintomas é crucial para a detecção precoce e o tratamento eficaz.

Nódulo visível ou palpável

Um dos sintomas mais comuns do câncer de tireoide é a presença de um nódulo ou caroço visível ou palpável na região do pescoço. Esses nódulos podem ser percebidos durante a palpação ou visualmente ao engolir. Embora a maioria dos nódulos tireoidianos seja benigna, a presença de um nódulo deve ser investigada por um médico.

Crescimento rápido

Nódulos que crescem rapidamente são mais preocupantes e devem ser avaliados imediatamente, pois podem indicar malignidade.

Rouquidão

A rouquidão ou outras mudanças na voz que não desaparecem podem ser um sinal de câncer de tireoide, especialmente se não houver uma causa óbvia, como uma infecção respiratória. Isso ocorre quando o tumor pressiona ou invade os nervos que controlam as cordas vocais.

Dificuldade para falar

Além da rouquidão, alguns pacientes podem experimentar dificuldade para falar ou uma voz mais fraca.

Dificuldade para engolir

A dificuldade para engolir, conhecida como disfagia, pode ocorrer se o tumor pressionar o esôfago. Esse sintoma pode ser acompanhado por uma sensação de que algo está preso na garganta.

Dificuldade para respirar

A dificuldade para respirar, ou dispneia, pode ocorrer se o tumor pressionar a traqueia. Esse sintoma pode ser mais pronunciado durante a atividade física ou ao deitar-se.

Dor no pescoço

A dor na parte anterior do pescoço, que pode irradiar para os ouvidos, é outro sintoma possível do câncer de tireoide. Embora a dor não seja um sintoma comum, sua presença pode indicar um tumor mais agressivo ou avançado.

Linfonodos inchados

O inchaço dos linfonodos no pescoço, também conhecidos como ínguas, pode ser um sinal de que o câncer de tireoide se espalhou para os gânglios linfáticos. Esses linfonodos inchados são frequentemente palpáveis e podem ser dolorosos.

Tosse não relacionada a infecções

Uma tosse persistente que não está relacionada a resfriados ou alergias pode ser um sintoma de câncer de tireoide. Esse sintoma pode ser acompanhado por outros sinais, como rouquidão e dificuldade para respirar.

Perda de peso inexplicada

Embora menos comum, a perda de peso inexplicada pode ocorrer em casos de câncer de tireoide avançado. Esse sintoma é mais frequentemente associado a outros tipos de câncer, mas pode ser um sinal de doença metastática.

Fadiga

A sensação de cansaço extremo e fraqueza, que não melhora com o descanso, pode ser um sintoma de câncer de tireoide avançado. A fadiga pode ser causada pela própria doença ou como efeito colateral do tratamento.

Data de publicação: 09/05/2014

Última atualização: 02/08/2024

Dr. Antonio Carlos Buzaid
Co-fundador do Instituto Vencer o Câncer, Dr. Antonio Carlos Buzaid é um destacado oncologista clínico, graduado pela Universidade de São Paulo, com experiência internacional nos EUA, onde foi diretor de centros especializados em melanoma e câncer de pulmão, além de professor na Universidade de Yale. No Brasil, dirigiu centros de oncologia nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, e atualmente é diretor médico geral do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. CRM 45.405
Dr. Fernando Cotait Maluf
Co-fundador do Instituto Vencer o Câncer, Dr. Fernando Cotait Maluf é um renomado oncologista clínico, graduado pela Santa Casa de São Paulo, com doutorado em Urologia pela FMUSP. Ele foi chefe do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica do Hospital Sírio Libanês e atualmente é diretor associado do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, além de membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein e professor livre-docente na Santa Casa de São Paulo. CRM: 81.930