Robson Ferrigno
Após confirmação da indicação e da técnica de radioterapia escolhida pelo médico, o paciente passa pelas seguintes fases:
1. Tomografia de planejamento:
Antes de iniciar o tratamento com radioterapia, é necessário o planejamento das áreas do corpo que receberão a radiação. Isso é realizado através da tomografia que paciente realiza na mesma posição que fará o tratamento. As imagens geradas pela tomografia são encaminhadas para os computadores para realização dos cálculos de distribuição de dose, ou seja, a radiação é concentrada na área que precisa ser tratada, poupando ao máximo as áreas normais.
2. Aplicações:
Após o término e aceite do planejamento pelo médico, o paciente começa a receber as aplicações, cujo número pode variar de uma única aplicação até 40.
O paciente fica na sala de tratamento entre 10 e 20 minutos dependendo da complexidade da técnica utilizada.
As aplicações são indolores e geralmente os pacientes saem bem, sem sintomas e sem necessidade de um acompanhante, exceto em determinadas situações caso as condições clínicas prévias do paciente exijam.
3. Revisões:
Após a quinta aplicação, o paciente passará em consultas semanais com o médico para verificação de possíveis sintomas e orientações. Se houver algum sintoma durante o tratamento, o paciente é atendido pelo médico de plantão ou pelo médico responsável.
4. Alta
Após término das aplicações, o paciente agenda uma consulta de alta com o médico. Nela, o médico verificará as condições do paciente, o orientará quanto aos próximos passos, agendará as consultas de retorno e entregará o relatório da radioterapia realizada por escrito.
5. Seguimento
Após o término do tratamento, o paciente será periodicamente acompanhado pelo médico encaminhante em conjunto ou não pelo médico que realizou a radioterapia. A frequência das consultas e dos exames complementares depende de cada situação clínica.
Robson Ferrigno é médico especialista em Radioterapia e Coordenador dos Serviços de Radioterapia do Hospital BP Paulista e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.