back to top

Conheça as cinco etapas da radioterapia

spot_img

Robson Ferrigno

Após confirmação da indicação e da técnica de radioterapia escolhida pelo médico, o paciente passa pelas seguintes fases:

1. Tomografia de planejamento:

Antes de iniciar o tratamento com radioterapia, é necessário o planejamento das áreas do corpo que receberão a radiação. Isso é realizado através da tomografia que paciente realiza na mesma posição que fará o tratamento. As imagens geradas pela tomografia são encaminhadas para os computadores para realização dos cálculos de distribuição de dose, ou seja, a radiação é concentrada na área que precisa ser tratada, poupando ao máximo as áreas normais.

2. Aplicações:

Após o término e aceite do planejamento pelo médico, o paciente começa a receber as aplicações, cujo número pode variar de uma única aplicação até 40.

O paciente fica na sala de tratamento entre 10 e 20 minutos dependendo da complexidade da técnica utilizada.

As aplicações são indolores e geralmente os pacientes saem bem, sem sintomas e sem necessidade de um acompanhante, exceto em determinadas situações caso as condições clínicas prévias do paciente exijam.

3. Revisões:

Após a quinta aplicação, o paciente passará em consultas semanais com o médico para verificação de possíveis sintomas e orientações. Se houver algum sintoma durante o tratamento, o paciente é atendido pelo médico de plantão ou pelo médico responsável.

4. Alta

Após término das aplicações, o paciente agenda uma consulta de alta com o médico. Nela, o médico verificará as condições do paciente, o orientará quanto aos próximos passos, agendará as consultas de retorno e entregará o relatório da radioterapia realizada por escrito.

5. Seguimento

Após o término do tratamento, o paciente será periodicamente acompanhado pelo médico encaminhante em conjunto ou não pelo médico que realizou a radioterapia. A frequência das consultas e dos exames complementares depende de cada situação clínica.

Robson Ferrigno é médico especialista em Radioterapia e Coordenador dos Serviços de Radioterapia do Hospital BP Paulista e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria