Diagnóstico da Leucemia Linfocítica Crônica

Compartilhe:

Sumário

Em um simples hemograma (exame de sangue) é possível notar a alteração na contagem de linfócitos, que desperta atenção para o possível diagnóstico de Leucemia Linfocítica Crônica.

Mas para o diagnóstico certeiro é necessário realizar um exame chamado imunofenotipagem, o qual avalia a característica desses linfócitos, dando nome à doença. Existem outras enfermidades que se apresentam de forma semelhante, mas que são menos frequentes.

A avaliação medular com mielograma e biópsia da medula óssea fica restrita para casos selecionados, não sendo mandatória para o diagnóstico. Demais exames mais específicos, como citogenética (cariótipo), FISH (hibridização por fluorescência in situ) e status mutacional da imunoglobulina são utilizados para classificar a doença, trazendo informações relacionadas a prognóstico e resposta ao tratamento.

Em casos em que o paciente apresenta aumento dos linfonodos (carocinhos, que aparecem na região da virilha, pescoço e axilas), pode ser necessário uma biópsia destes, mas este procedimento também não é obrigatório em todos as situações.

** Infelizmente há uma grande heterogeneidade de acesso a todos estes exames no Brasil, considerando regiões, serviço público e privado. Converse com seu médico a respeito dos exames e procure tirar todas as suas dúvidas: como são feitos os procedimentos, se há algum risco, em quanto tempo saberá o resultado e o que mais quiser saber. É muito importante se sentir seguro!


Atualização: Dr. Breno Moreno de Gusmão – CRM 166.471 Hematologista na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e Dra. Natália Pin Chuen Zing – CRM 151.758 Hematologista na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Apoio: Dra. Jéssica Ribeiro Gomes – CRM: 159784 Oncologista Clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Vídeo: Dra. Danielle Leão

Foto de Dr. Antonio Carlos Buzaid

Dr. Antonio Carlos Buzaid

Destacado oncologista clínico, graduado pela Universidade de São Paulo, com experiência internacional nos EUA, onde foi diretor de centros especializados em melanoma e câncer de pulmão, além de professor na Universidade de Yale. No Brasil, dirigiu centros de oncologia nos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, e atualmente é diretor médico geral do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. CRM 45.405

Foto de Dr. Fernando Cotait Maluf

Dr. Fernando Cotait Maluf

Renomado oncologista clínico, graduado pela Santa Casa de São Paulo, com doutorado em Urologia pela FMUSP. Ele foi chefe do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica do Hospital Sírio Libanês e atualmente é diretor associado do Centro de Oncologia do hospital BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, além de membro do Comitê Gestor do Hospital Israelita Albert Einstein e professor livre-docente na Santa Casa de São Paulo. CRM: 81.930

Pesquisa Clínica

Novos tratamentos e medicamentos, com segurança e eficácia, de forma gratuita. Conheça.

Artigos relacionados

Acesse outros artigos sobre o Câncer.

Busque novas possibilidades de tratamento

Se você busca novas opções de tratamento para si ou para alguém próximo, encontre aqui estudos clínicos com recrutamento aberto. Participar é uma forma de acessar novos tratamentos e contribuir com a evolução da medicina.