Está aberta, até o próximo dia 17 de agosto, a Consulta Pública nº 69 da Agência Nacional de Saúde Suplementar, sobre o processo de atualização periódica do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Essa lista estabelece a cobertura assistencial mínima obrigatória dos planos de saúde e é atualizada a cada dois anos. Neste longo período, os usuários destes planos não podem ter acesso a novas tecnologias e medicamentos eficazes e seguros. No SUS, o processo de incorporação de tecnologias no deve ser finalizado no prazo de 180 dias prorrogáveis por mais 90 (9 meses, no máximo).
O Instituto Vencer o Câncer entende a urgência da mudança destes processos na ANS e apoia a carta aberta divulgada pelo Instituto Oncoguia, com sugestões para baixar o prazo de revisão do rol, com diminuição de procedimentos burocráticos e maior participação popular. Convidamos nossos pacientes e amigos a participarem desta Consulta Pública. Saiba mais em https://www.oncoguia.org.br/conteudo/posicionamento-do-oncoguia-em-relacao-a-consulta-publica-ans-n-69-18/12040/999/
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.