back to top

Liberação do uso de máscara exige cautela para os pacientes oncológicos

spot_img

 

O governo de São Paulo liberou nesta quarta-feira (09/03) o uso de máscaras de proteção em locais abertos no Estado. Outras cidades já tomaram decisões semelhantes ou estudam a medida, a partir da avaliação do cenário epidemiológico de covid-19 local. Na última segunda (07/03), na cidade do Rio de Janeiro, a liberação passou a valer também em locais fechados.

Nestas regiões, a orientação é que pessoas imunossuprimidas, com sintomas gripais, com comorbidades de alto risco, não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto continuem usando máscara.

“Nós recomendamos que os todos os pacientes oncológicos, e principalmente aqueles em tratamentos que possam levar a baixa da imunidade, mantenham as medidas preventivas: uso de máscara, evitar aglomerações e lavagem das mãos/uso de álcool em gel”, afirma a oncologista Sara Batista Lima, médica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer.

A cautela também deve ser adotada pelos familiares e pessoas que convivem com estes pacientes.

Vacinação

A oncologista Sara Batista Lima ressalta que a vacinação contra covid-19 é indicada, de modo geral, a pacientes oncológicos. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda a quarta dose de reforço do imunizante para todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que receberam três doses (duas doses e uma dose adicional).

A médica lembra, ainda, que a campanha de vacinação contra a gripe deve começar em breve no país e pessoas em tratamento contra o câncer podem receber o imunizante. É importante ficar atento ao calendário e às orientações do médico.

Saiba quais vacinas os pacientes oncológicos podem tomar no link: https://vencerocancer.org.br/saiba-quais-vacinas-o-paciente-oncologico-nao-pode-tomar/

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria