back to top

Projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil iniciará visitas técnicas aos centros

spot_img

 

As primeiras visitas técnicas aos centros selecionados pelo Projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil devem acontecer nas próximas semanas. Os dois primeiros centros vão receber representantes do LACOG (Latin American Cooperative Oncology Group) e do Instituto Vencer o Câncer no mês de abril. Os quatro demais receberão as visitas em maio. As inspeções técnicas fazem parte do processo de implementação das atividades e treinamento das equipes locais.

“Os estudos clínicos são a base científica de desenvolvimento e inovação para o diagnóstico e tratamento do câncer. Hoje, o Brasil participa de 5% dos estudos clínicos em câncer no mundo, e ocupa o 15° lugar em número de estudos clínicos. Temos um potencial enorme de crescimento na condução e participação em estudos clínicos em oncologia os quais beneficiam os pacientes, instituições, profissionais de saúde e patrocinadores”, afirma o oncologista Gustavo Werutsky, presidente do LACOG .

“O projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil tem o intuito de dar a oportunidade de pacientes e instituições localizadas em lugares distantes de grandes centros participarem de pesquisa clínica. O LACOG, o maior grupo de pesquisa acadêmica em câncer da América Latina, está engajado neste projeto, treinando os novos centros selecionados e preparando para em breve participarem dos seus primeiros estudos clínicos. Estamos orgulhosos e felizes em participar desta iniciativa para fomentar a pesquisa clínica no país”, destaca.

Mais apoio para a divulgação do projeto

 As equipes do Instituto Vencer o Câncer e do LACOG se reuniram neste mês com as representantes do Instituto Projeto Cura, Fernanda Schwyter (presidente) e Alcina Rodrigues (vice-presidente), para potencializar a divulgação de estudos clínicos em Oncologia. Dr. Fernando Maluf, cofundador do Instituto Vencer o Câncer, é embaixador do Instituto Projeto Cura, cujo objetivo é conscientizar, educar e levantar fundos para a pesquisa científica na luta contra o câncer.

Sobre o projeto

O projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil, idealizado pelo Instituto Vencer o Câncer, tem como objetivo estruturar novos centros de pesquisa no país e aumentar o acesso dos brasileiros a protocolos de estudos em tratamentos inovadores. Com consultoria técnica do LACOG e o patrocínio da Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa), Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos) e Eurofarma, representa um esforço conjunto de pesquisadores, associações de saúde e indústria para impulsionar estudos em Oncologia no país.

O projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil conta com o apoio de um conselho gestor composto pelos maiores especialistas brasileiros em pesquisa clínica. Além de desenvolver e organizar a estrutura operacional e pessoal, vai monitorar a implementação de estudos clínicos e atividades por um período de dois anos, em clínicas privadas, hospitais filantrópicos e do Sistema Único de Saúde (SUS), em regiões com pequeno número de centros de pesquisa na área. Nesta primeira etapa, as instituições selecionadas pelo edital estão localizadas em Manaus (AM), Belém (PA), São Luís (MA), João Pessoa (PB),  Feira de Santana (BA) e Campo Grande (MS).

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria