





Falar é jogo. Cuidar é Vencer.






Novembro Azul é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata.
CÂNCER DE PRÓSTATA
O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens no Brasil (excetuando-se o câncer de pele não melanoma), especialmente após os 50 anos. Embora muitas vezes evolua de forma lenta, o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento.
Câncer de próstata é o tumor que se forma a partir da glândula prostática, responsável pela produção de parte do sêmen. Pode ser de crescimento lento ou agressivo e, em alguns casos, metastático.
Idade avançada, histórico familiar, origem racial (homens negros têm maior risco) estão entre os principais fatores de risco.
Nas fases iniciais, pode não apresentar sintomas. Quando aparecem, incluem dificuldade para urinar, jato urinário fraco, sangue na urina ou no sêmen e dor óssea em casos avançados.
Comumente é feito com toque retal e exame de PSA (antígeno prostático específico). Em caso de alterações, são solicitadas biópsias e exames de imagem para confirmação e estadiamento.
Manter hábitos saudáveis, controlar o peso e realizar exames de rotina a partir dos 50 anos — ou dos 45 em casos de risco aumentado — são medidas importantes de prevenção.
Pode incluir cirurgia, radioterapia, hormonioterapia, vigilância ativa ou, em casos avançados, quimioterapia, radiofármacos e terapia-alvo. A escolha depende do estágio e do perfil do paciente.
