back to top
InícioTipos de câncerCâncer de pulmão | O que é?Câncer de pulmão | Fatores de risco

Câncer de pulmão | Fatores de risco

 Não há nenhuma dúvida de que o mais importante fator de risco para o câncer de pulmão é o fumo: mais de 90% das pessoas que desenvolvem câncer de pulmão fumam ou fumaram no passado.

Fatores de risco para o câncer de pulmão.
Fatores de risco para o câncer de pulmão.

Quanto mais uma pessoa fuma, ou seja, quanto maior o número diário de cigarros e o número de anos em que houve exposição ao fumo, maior o risco de desenvolver câncer de pulmão. Os fumantes passivos — pessoas que não fumam, mas que ficam próximas de fumantes — também correm um grande risco, embora menor do que o dos fumantes. Outros fatores de risco incluem: poluição, exposição à radiação (como a que sofrem os trabalhadores de minas de urânio) e aos asbestos, fibras usadas como isolantes térmicos em alguns países. Se as pessoas que trabalham com esses materiais ainda fumarem, correrão um risco ainda maior. Com muito menos frequência, a doença pode surgir em pessoas que não se exponham de nenhuma forma ao fumo.  


Atualização: Dra. Suellen Nastri Castro – CRM 151.417 Oncologista clínica – BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo Apoio: Dr. Daniel Vargas Pivato de Almeida – CRM 27.574 Oncologista clínico – Grupo Oncoclínicas – Brasília-DF Vídeo: Dr. Marcelo Corassa

Selecione uma área para saber mais:

O que é?

Diagnóstico

Fatores de Risco

Prevenção

Recaída

Sintomas

Tratamento