back to top

40% das mulheres nunca ouviram falar de câncer de mama metastático

spot_img

O câncer de mama é o tumor que mais acomete as mulheres não só no Brasil, mas em todo mundo. Para 2015, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), são estimados cerca de 57 mil novos casos. Desse total, cerca de 30%  acabarão evoluindo para um estágio metastático, ou seja, fase em que o tumor atinge outros órgãos, como ossos, pulmões, fígado e cérebro.

O problema é grave, principalmente pelo fato de a maioria das pessoas não conhecerem muito bem o que significa um câncer em estágio avançado e de aproximadamente 50% das pacientes atendidas pelo SUS já chegarem nessa situação para serem atendidas.
Pesquisa inédita realizada pelo Instituto Datafolha, em parceria com a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), Instituto Oncoguia e pela farmacêutica Roche, aponta que 46% da sociedade brasileira não sabe diferenciar um câncer de mama inicial de um metastático.

Outro dado preocupante é que quatro em cada dez mulheres e seis entre cada dez homens nunca ouviram falar e nem possuem informação alguma sobre câncer de mama avançado. Além disso, a maioria dos entrevistados associa de maneira equivocada que o câncer de mama avançado está diretamente relacionado a terminalidade da vida, o que não é verdade, pois graças aos avanços oncológicos dos últimos anos, em muitos casos é possível viver por anos com essa doença e com qualidade de vida. “Precisamos tornar esses avanços da medicina acessíveis a todas as pacientes com câncer de mama metastático. Essas mulheres hoje vivem a dura realidade de lutar contra o tumor e pelo direito de viver mais”, afirma Luciana Holtz, presidente do Oncoguia.

“Com a perspectiva crescente das pacientes viverem mais com câncer de mama, mesmo nos estágios mais avançados, o debate sobre a enfermidade se torna cada vez mais relevante”, acrescenta a mastologista Maira Caleffi, presidente da Femama.

O levantamento foi feito com 2.907 pessoas, entre homens e mulheres, com idade entre 25 e 49 anos, que não têm ou nunca tiveram câncer, de todas as classes econômicas, no período de março e abril de 2015. Esse universo contempla 174 municípios, representando as cinco regiões geográficas do Brasil.

Campanha Por Mais Tempo

A pesquisa faz parte também da campanha Por mais Tempo, realizada pela Femama, Oncoguia e pela Roche, com o objetivo de ampliar o debate sobre câncer avançado na população e fazer com que as terapias medicamentosas cheguem a todas as pacientes, principalmente as do SUS. Ajude essas mulheres a ter mais chance de viver. Assine a petição no site: www.pormaistempo.com.br

Logotipo do Instituto Vencer o Câncer

O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria