back to top

O que é a cirurgia preventiva em Oncologia

spot_img

Gustavo Cardoso Guimarães

A cirurgia preventiva, também conhecida como cirurgia profilática, ou cirurgia redutora de risco, é um procedimento cirúrgico realizado com o objetivo de prevenir o desenvolvimento de uma doença ou problema de saúde futuro. Este tipo de cirurgia é recomendado quando há um risco aumentado de uma doença específica, mas ainda não existe a presença da doença em si.

A cirurgia redutora de risco é uma abordagem utilizada em Oncologia para reduzir o risco de desenvolvimento ou recorrência de câncer em pacientes de alto risco. Essa técnica envolve a remoção de tecidos ou órgãos que têm maior chance de desenvolver câncer.

A decisão de realizar uma cirurgia preventiva ou redutora de risco é baseada em uma avaliação médica detalhada, levando em consideração fatores como histórico médico, exames clínicos, resultados de testes genéticos e recomendações especializadas. 

A importância de conversar com seu médico

É importante discutir essas opções com um médico especialista para compreender as vantagens, os riscos e as indicações específicas em cada caso.

Aproximadamente 10% dos cânceres são atribuíveis a uma síndrome de predisposição hereditária ao câncer. Identificar os pacientes com câncer que sejam portadores de uma condição hereditária e os seus parentes que também sejam portadores da mesma condição, mas ainda não são afetados, traz benefícios significativos para ambos. 

O relacionamento entre o conhecimento da presença de uma predisposição ao câncer síndrome e o câncer índice podem auxiliar no tratamento da malignidade, bem como orientar as recomendações para triagem e prevenção de novos tipos de câncer para pacientes e familiares afetados, para os quais o uso de operações de redução de risco pode diminuir consideravelmente a probabilidade de desenvolver um tipo de câncer específico.

Cirurgia preventiva

Por exemplo, a cirurgia preventiva mais comum é a remoção das mamas (mastectomia bilateral) em mulheres com alto risco de câncer de mama devido à presença de mutações genéticas hereditárias, como a mutação do gene BRCA1 ou BRCA2, que estão associados a um maior risco de câncer de mama e ovário. A mastectomia preventiva reduz significativamente (em mais de 90%) o risco de desenvolver câncer de mama nessas mulheres.

Outras cirurgias redutoras de risco incluem a colectomia, que é a remoção preventiva do cólon em pacientes com síndrome de Lynch, uma condição genética associada ao risco aumentado de câncer colorretal.

Para orientar esta decisão e outras, o aconselhamento genético desempenha papel fundamental para identificar a condição para a qual o teste genético está sendo realizado, como os testes devem ser feitos, como os resultados dos testes serão divulgados e o significado dos resultados no contexto de possível risco para o índice paciente e família.

É importante ressaltar que a decisão de realizar uma cirurgia redutora de risco deve ser individualizada e discutida com uma equipe médica especializada em oncologia. Essas cirurgias têm benefícios significativos na redução do risco de câncer, mas também podem ter impactos físicos e psicológicos, por isso é essencial considerar todos os aspectos antes de tomar uma decisão.

Gustavo Cardoso Guimarães é Professor Livre-Docente – UNICAMP, Coordenador Geral dos Departamentos Cirúrgicos Oncológico e do Departamento de Medicina Genômica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer

Referências Recomendadas:

  1. Carneiro VCG, Gifoni ACLVC, Mauro Rossi B, Andrade CEMDC, Lima FT, Galvão HCR, Casali da Rocha JC, Silva Barreto LSD, Ashton-Prolla P, Guindalini RSC, Farias TP, Andrade WP, Fernandes PHS, Ribeiro R, Lopes A, Tsunoda AT, Azevedo BRB, Marins CAM, Oliveira Uchôa DNA, Dos Santos EAS, Fernández Coimbra FJ, Dias Filho FA, Lopes FCO, Fernandes FG, Ritt GF, Laporte GA, Guimaraes GC, Feitosa E Castro Neto H, Dos Santos JC, de Carvalho Vilela JB, Meinhardt Junior JG, Cunha JRD, Medeiros Milhomem L, da Silva LM, Maciel LF, Ramalho NM, Leite Nunes R, Guido de Araújo R, de Assunção Ehrhardt R, Delgado Bocanegra RE, Silva Junior TC, Oliveira VR, Silva Surimã W, de Melo Melquiades M, Ribeiro HSC, Oliveira AF. Cancer risk-reducing surgery: Brazilian society of surgical oncology guideline part 1 (gynecology and breast). J Surg Oncol. 2022 Jul;126(1):10-19. doi: 10.1002/jso.26812. PMID: 35689574.
  2. Carneiro VCG, Gifoni ACLVC, Rossi BM, da Cunha Andrade CEM, de Lima FT, de Campos Reis Galvão H, da Rocha JCC, da Silva Barreto LS, Ashton-Prolla P, Guindalini RSC, de Farias TP, Andrade WP, de Sousa Fernandes PH, Ribeiro R, Lopes A, Tsunoda AT, Azevedo BRB, Marins CAM, de Albuquerque Oliveira Uchôa DN, Dos Santos EAS, Coimbra FJF, Filho FAD, de Oliveira Lopes FC, Fernandes FG, Ritt GF, Laporte GA, Guimaraes GC, Feitosa E Castro Neto H, Dos Santos JC, de Carvalho Vilela JB, Junior JGM, da Cunha JR, Milhomem LM, da Silva LM, de Freitas Maciel L, Ramalho NM, Nunes RL, de Araújo RG, de Assunção Ehrhardt R, Bocanegra RED, Junior TCS, de Oliveira VR, Surimã WS, de Melo Melquiades M, de Castro Ribeiro HS, Oliveira AF. Cancer risk-reducing surgery: Brazilian Society of Surgical Oncology Guideline Part 2 (Gastrointestinal and thyroid). J Surg Oncol. 2022 Jul;126(1):20-27. doi: 10.1002/jso.26813. PMID: 35689578.
  3. Evans DG, Gandhi A, Wisely J, Clancy T, Woodward ER, Harvey J, Highton L, Murphy J, Barr L, Howell SJ, Lalloo F, Harkness EF, Howell A. Uptake of bilateral-risk-reducing-mastectomy: Prospective analysis of 7195 women at high-risk of breast cancer. Breast. 2021 Dec;60:45-52. doi: 10.1016/j.breast.2021.08.015. Epub 2021 Aug 26. PMID: 34464846; PMCID: PMC8406355.
spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria