back to top

Demora no início do tratamento do câncer

spot_img

 

Minha irmã mora no interior de São Paulo e foi diagnosticada com câncer de mama desde novembro do ano passado. Ela pagou por todos os exames e até agora não começou o tratamento. A médica dela deu um encaminhamento para que ela tivesse prioridade, pois o caso é muito grave. Mas a assistente social negou a prioridade. Isso é possível?

Os  pacientes com câncer deverão começar o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) em, no máximo, 60 dias após o diagnóstico da doença.

Caso não seja possível aguardar o prazo acima,  a prioridade no atendimento será concedida apenas aos pacientes que precisam de atendimento de urgência e emergência, ou seja, o médico precisa escrever no relatório médico que o tratamento precisa começar com urgência ou emergência.

Se mesmo assim não houver o atendimento imediato, a sua irmã deve entrar em contato com a OUVIDORIA, por telefone ou por carta, do local que ela está tentando ser atendida, a fim de relatar a ausência de disponibilidade de tratamento oncológico dentro do prazo de 60 dias ou se for urgente, o tratamento tem que começar imediatamente, para tanto, tenha sempre em mãos o laudo do exame que descobriu sua doença e cópia do encaminhamento médico.

Claudineia Jonhsson: Advogada especialista em direitos do paciente oncológico.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria