back to top

Dra. Poliana Signorini, pesquisadora em Manaus, fala sobre a importância da pesquisa clínica no Norte do Brasil

spot_img

A oncologista Poliana Albuquerque Signorini, pesquisadora do Centro Integrado de Pesquisa da Amazônia (CINPAM), participou do podcast “Saúde Assistida”, no qual falou sobre a importância do desenvolvimento de estudos na região Norte do Brasil. O CINPAM foi um dos centros que participaram da primeira fase do projeto da Rede Vencer o Câncer de Pesquisa Clínica.

A médica ressaltou as diferenças do perfil epidemiológico do câncer nas diversas regiões do país. “Por exemplo, aqui no Amazonas, a gente tem uma prevalência de câncer de mama e de câncer de próstata assim como no resto do país e no mundo. Entretanto há uma especificidade: o câncer de colo de útero em mulheres jovens. São índices acima do padrão brasileiro. Então, o Norte e Nordeste enfrentam essa desigualdade também epidemiológica”, ressalta Poliana Signorini.

A oncologista destacou os benefícios da pesquisa clínica para toda a sociedade. “Falamos bastante da questão de como o paciente pode se beneficiar de participar de uma pesquisa clínica. Mas uma coisa muito legal da pesquisa é que ela é uma das poucas situações onde todo mundo ganha”, analisa. 

“Então, além do benefício do paciente, a implementação de pesquisa numa região traz desenvolvimento local, traz aprimoramento profissional. Pois é fundamental que os profissionais participantes, sendo eles médicos, farmacêuticos, enfermeiros, biomédicos, sejam treinados em padrões internacionais, de seguir boas práticas clínicas. Tem detalhes de sistematização do atendimento da assistência que trazem benefícios além da expertise”, completa a médica do CINPAM.

Poliana Signorini admite, ainda, que é preciso mais divulgação das pesquisas no Brasil. “Precisamos caminhar mais na divulgação de informações sobre o que é pesquisa clínica, para que o próprio paciente busque ativamente os protocolos em sites clínicos disponíveis na sua região, no seu país, e então se voluntarie para a participação. Só enxergando a importância da pesquisa e a diferença que ela faz na vida das pessoas é que a gente vai conseguir que isso se popularize e com que isso se dissemine pelo país inteiro”. 

Para acompanhar o episódio do podcast, clique aqui!

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria