O edema surge como consequência do acúmulo de líquido sob a pele, em tecidos que não pertencem ao sistema circulatório. São mais comuns nos membros inferiores, mas podem ocorrer nos braços e mãos, face, cavidade abdominal (ascite ou barriga d’água) e ao redor dos pulmões (derrame pleural). Podem ser causados por diversos fatores:
- Progressão do câncer;
- Alguns quimioterápicos (docetaxel e pemetrexede);
- Outros medicamentos (derivados da cortisona, anti-inflamatórios etc.);
- Baixos níveis de proteína no sangue, por subnutrição;
- Inatividade;
- Doenças hepáticas, renais e cardíacas;
- Hidratação vigorosa usada com certas drogas oncológica como a cisplatina e a ifosfamida.
O tratamento do edema dependerá de sua causa. Os medicamentos empregados quase sempre envolvem diuréticos, para que o líquido em excesso seja eliminado pela urina. As seguintes sugestões podem trazer alívio dos sintomas:
[relacionados]
- Reduza a quantidade de sal na dieta;
- Ande para impulsionar para cima o líquido retido nas pernas;
- Não fique em pé, parado. Quando sentar, não cruze as pernas; procure apoiá-las num banco, para mantê-las elevadas em relação ao corpo;
- Pergunte a seu médico qual o volume de líquido que você deve ingerir diariamente;
- Use meias elásticas ou luvas compressivas para reduzir o inchaço nas pernas ou nos braços, respectivamente;
- Eleve os pés da cama com um calço.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.