O Instituto Vencer o Câncer e seu parceiro técnico Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) entregaram neste mês de abril centrífugas de análises clínicas para os novos centros de pesquisa do:
- Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa (PB),
- Hospital Dr. Tarquínio Lopes Filho, em São Luís (MA),
- Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Feira de Santana (BA),
- Clínica Onconeo, em Campo Grande (MS)
- Centro Integrado de Pesquisa da Amazônia (CINPAM), em Manaus (AM).
Estes centros fazem parte do projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer, idealizado pelo Instituto Vencer o Câncer. A centrífuga é um equipamento essencial para o desenvolvimento de pesquisas, pois permite a coleta e o processamento de exames de sangue fundamentais para avaliar a segurança e a eficácia dos medicamentos testados.
Os equipamentos foram enviados dentro das ações previstas no projeto. Esta iniciativa tem como objetivo a estruturação e implementação de novos centros de pesquisa no país, fora do eixo Rio-São Paulo, para aumentar o acesso dos brasileiros a protocolos de estudos em tratamentos inovadores, existentes nos melhores centros de oncologia do mundo.
Estes equipamentos vão auxiliar os centros na realização de estudos clínicos e impactar positivamente a vida de muitos pacientes oncológicos nos estados do Amazonas, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Bahia.
O projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer conta com o patrocínio da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) e Eurofarma, a iniciativa representa um esforço conjunto de pesquisadores, associações de saúde e indústria para impulsionar estudos em oncologia no Brasil.
Fotos do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa (PB)
Fotos do Hospital Dr. Tarquínio Lopes Filho, em São Luís (MA)
Fotos do Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Feira de Santana (BA)
Foto da Clínica Onconeo, em Campo Grande (MS)
Fotos do Centro Integrado de Pesquisa da Amazônia (CINPAM), em Manaus (AM)
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.