O Instituto Vencer o Câncer (IVOC) lança a segunda edição do livro “Vencer o Câncer de Próstata”. Coordenada pelo oncologista Fernando Maluf, um dos fundadores do IVOC, a obra aborda informações sobre fatores de risco, diagnóstico, tratamento e bem-estar, além de destacar mudanças do estilo de vida e orientações de prevenção para a população masculina.
No formato de perguntas e respostas, a edição revisada conta com dois novos capítulos e lista, também, 20 atitudes pessoais que todo leitor pode adotar contra o câncer. Entre as novidades, um especial abordando novos marcadores relacionados ao câncer de próstata e novas linhas de tratamento. A publicação está disponível para download.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer, o tumor de próstata é o segundo mais incidente nos homens brasileiros, só ficando atrás dos cânceres de pele não melanoma. Até o fim de 2020, serão quase 66 mil novos casos da doença. Felizmente, apesar dos números crescentes, observa-se um declínio das taxas de mortalidade, que diminuíram 40% nos últimos 15 anos nos países desenvolvidos. Essa redução se deve, principalmente, ao diagnóstico precoce e ao aperfeiçoamento das formas de tratamento.
O oncologista Fernando Maluf destaca que poucas áreas na Medicina têm se beneficiado tanto das conquistas recentes da Ciência quanto a Oncologia, especialmente na abordagem dos tumores da próstata. “Exames mais sofisticados rastreiam as células doentes e ajudam o médico a eliminá-las. Do tratamento radioterápico ao cirúrgico, dos medicamentos aos cuidados nutricionais, os recursos são cada vez mais precisos e eficazes”, destaca Maluf, no prefácio do livro.
“O conhecimento é a ferramenta mais eficaz para, enfim, colocarmos essa doença em seu verdadeiro lugar”
VENCER O CÂNCER DE PRÓSTATA – 2ª EDIÇÃO
Autor: Fernando Cotait Maluf
Realização: Instituto Vencer o Câncer
Editora Dendrix
Apoio: BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Patrocínio: Astra Zeneca, Astellas e Janssen
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.