Câncer de bexiga | Sintomas
O câncer de bexiga é uma doença silenciosa, que na fase inicial evolui sem apresentar sinais e sintomas. Mas, com o passar do tempo e com a progressão do carcinoma, podem surgir alguns sintomas como:
Hematúria
É a presença de sangue na urina, resultante do rompimento de vasos sanguíneos no interior da massa tumoral ou da própria mucosa da bexiga. Ocorre em 90% dos pacientes. Pode ser macroscópica, quando vista a olho nu, ou microscópica, quando detectada apenas no exame de urina.
A presença de sangue na urina é sinal de alerta, mas não exclusiva do câncer de bexiga. Pode ser encontrada nas infecções urinárias, nos cálculos renais e até nas prostatites benignas, que causam dificuldade para urinar porque a próstata fica aumentada.
Sintomas irritativos da bexiga
A irritação da bexiga pode ser manifestada por sensação de ardor, urgência e vontade incontrolável de urinar. Ocorre em aproximadamente 20% a 30% dos casos.
Sintomas causados pela extensão do câncer a estruturas vizinhas
Em casos mais avançados podem surgir dores pélvicas, dor ou sangramento retal resultante da infiltração do reto, e inchaço das pernas provocado por comprometimento dos linfonodos pélvicos.
Sintomas da doença metastática
Perda de peso e de apetite, anemia e cansaço caracterizam a doença disseminada, fase em que as metástases se instalam em órgãos distantes. Coloração amarelada da pele, náuseas e vômito podem ser manifestações de comprometimento do fígado. Falta de ar e tosse surgem quando há metástases na pleura ou nos pulmões. Dores ósseas ou fraturas fazem suspeitar de metástases ósseas.
Atualização: Dra. Ana Paula Garcia Cardoso – CRM: 116987
Oncologista Clínica no Hospital Israelita Albert Einstein
Apoio: Dr. Daniel Vargas Pivato de Almeida – CRM: DF 27574
Oncologista Clínica no Grupo Oncoclínicas, Brasília-DF