Opções de tratamento para lipossarcomas

Compartilhe:

Sumário

Compartilhe:

Há algum tratamento definitivo para o lipossarcoma mixóide? No caso, quando a radioterapia é contraindicada? Já operei diversas vezes e ele torna a aparecer.
O lipossarcoma mixóide é o segundo subtipo de lipossarcoma  mais comum e  apresenta características moleculares e morfológicas distintas dos outros tipos de sarcoma. O tratamento definitivo de tumores localizados é ressecção cirúrgica com margens livres, ou seja, retirada de toda a lesão de modo que não haja doença residual. A radioterapia pode ser indicada após a cirurgia em alguns casos como forma de aumentar o controle local da doença para reduzir o risco de recorrência.
A recorrência de tumores localizados normalmente decorre de uma cirurgia onde não se conseguiu alcançar ressecção completa da lesão com  margens livres. Nos casos de doença residual, pode haver necessidade de completar tratamento com nova cirurgia ou com radioterapia.
Talvez seja necessária uma terapia sistêmica, mas que deve ser avaliada em cada caso particular pelo oncologista após discussão com as equipes de cirurgia e da radioterapia.
Dra. Melissa Meirelles: Oncologista clínica da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Pesquisa Clínica

Novos tratamentos e medicamentos, com segurança e eficácia, de forma gratuita. Conheça.

Busque novas possibilidades de tratamento

Se você busca novas opções de tratamento para si ou para alguém próximo, encontre aqui estudos clínicos com recrutamento aberto. Participar é uma forma de acessar novos tratamentos e contribuir com a evolução da medicina.