São Paulo recebeu nos últimos dias 24 e 25 de setembro o I Congresso Todos Juntos Contra o Câncer. O evento foi uma iniciativa da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e reuniu entidades, médicos e ativistas em debates e palestras sobre novos tratamentos, desafios da área e a burocracia enfrentada pelas pessoas com câncer.
Entre os mais de 30 painéis, o do Vencer o Câncer apresentou novidades sobre pesquisa clínica de novos tratamentos e falou sobre o principal objetivo do portal: a divulgação de formas de se prevenir contra a enfermidade. “Falamos de fatores de risco para a doença, principalmente o tabagismo e a má alimentação. A obesidade já é considerada problema para vários tipos de tumores, como mama e próstata”, ressaltou o dr. Fernando Maluf, um dos idealizadores do projeto Vencer o Câncer.
As informações e consensos resultantes dos diversos debates serão compiladas em um documento e encaminhados ao Ministério da Saúde para que os órgãos governamentais competentes se aproximem dos obstáculos enfrentados pelos envolvidos na questão e possam desenvolver políticas mais eficientes no atendimento dos pacientes.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.