Neste vídeo, o Dr. Fernando Maluf, um dos fundadores do Instituto Vencer o Câncer, fala sobre a importância de rastrear alterações genéticas em pacientes com câncer de ovário.
Neste caso, o Dr. Maluf diz que os genes mais comuns de alteração genética são do tipo BRCA1 e BRCA2, sendo que de cada 10 mulheres com câncer de ovário 2 tiveram esse tumor secundário devido à alteração genética. É importante descobrir qual modificação aconteceu, para que os tratamentos das pacientes sejam direcionados corretamente. A descoberta ajuda também para as famílias das pacientes ficarem atentas a possíveis cânceres e tumores hereditários ou genéticos.
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.