back to top

Paciente oncológico pode viajar?

spot_img

Pode, mas é necessário tomar algumas medidas de segurança. O primeiro e fundamental passo é que o médico saiba e esteja de acordo com a decisão do paciente em viajar. “É fundamental que o paciente adote todas as recomendações dadas pelo médico que o acompanha, garantindo seu bem-estar e uma viagem sem imprevistos”, orienta Maria Del Pilar Estevez, oncologista clínica do Instituto do Câncer de São Paulo.

Além disso, é recomendável que não se viaje sozinho. Certifique-se também que o local de destino possua uma boa estrutura caso seja necessário algum atendimento. Se você for de avião e a viagem for longa, levante-se da poltrona a cada uma hora para estimular a circulação. [relacionados]

Febre é questão de urgência. Se o paciente apresentar febre igual ou superior a 37,8ºC (medida embaixo das axilas) e estiver em quimioterapia ou radioterapia, deve procurar imediatamente o serviço local de saúde ou entrar em contato com seu médico.

Pacientes em tratamento quimioterápico devem proteger-se do sol com o uso de filtro solar (fator maior ou igual a 30) e roupas e acessórios, que devem incluir chapéus ou lenços na cabeça. Os medicamentos podem manchar a pele, e evitar esse efeito com o uso de bloqueadores solares é imprescindível.

Cuidar da alimentação faz parte da rotina a todo momento, mas em viagem a atenção deve aumentar. É importante que o paciente sempre consuma alimentos frescos e de procedência confiável, além de beber bastante líquido. Outra dica é não esquecer de levar na viagem todos os medicamentos que estejam em uso. Não somente os do tratamento, mas também os sintomáticos, utilizados em caso de dor, febre e vômito, por exemplo.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria