back to top

Pesquisa clínica: regras rígidas garantem segurança nos procedimentos

spot_img

Estudos colaboram para o desenvolvimento de novos tratamentos

20 de maio é Dia Internacional da Pesquisa Clínica. Estes estudos são fundamentais para o desenvolvimento de novos medicamentos ou procedimentos que possam melhorar o tratamento do câncer e de outras doenças, por exemplo.

Mas você sabe como funciona este processo? Quais pacientes podem participar? Ainda tem dúvidas sobre a segurança?

As pesquisas clínicas são totalmente seguras e cumprem uma ética rígida em todo o mundo, com regulamentos que envolvem obrigações de ambas as partes, pesquisadores e pacientes.

Nesta fase, uma novidade promissora é testada em humanos, depois de outros testes anteriores, que demostraram potenciais benefícios e segurança.

A participação é voluntária e exige o preenchimento de determinados critérios, de acordo com o estudo.

É importante ressaltar que o patrocinador do estudo deve se responsabilizar pelo tratamento integral dos pacientes que participam da pesquisa. Assim, os protocolos apresentam uma oportunidade de acesso ao melhor tratamento disponível, de graça, que ainda não existe no sistema de saúde.

Antes de decidir pelo ingresso numa pesquisa sobre câncer, é importante que o paciente tire todas as dúvidas com seu oncologista, converse com sua família, amigos ou cuidadores e, por fim, com os pesquisadores responsáveis pelo estudo do qual deseja participar.

Projeto do Instituto Vencer o Câncer estimula a pesquisa científica no país

O projeto Amor à Pesquisa Contra o Câncer no Brasil, idealizado e desenvolvido pelo Instituto Vencer o Câncer, tem objetivo de estruturar centros de pesquisa em Oncologia, em regiões carentes deste tipo de serviço.

Atualmente, está presente em seis localidades:

O projeto conta com a consultoria técnica do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG) e patrocínio da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) e Eurofarma.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria