back to top

Retinoblastoma: mancha branca no olho direito

spot_img

 

O retinoblastoma é um tipo de tumor intraocular que, como regra, se manifesta antes dos sete anos de idade. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a incidência desse câncer pediátrico no Brasil é o dobro da dos EUA e da Europa. Enquanto algumas cidades brasileiras registram entre 21,5 e 27 casos desse câncer por 1 milhão de crianças, nos EUA esse valor varia entre 10 e 12 casos por milhão.

Como o retinoblastoma não é visível e se manifesta nos primeiros anos de vida, a criança não consegue reclamar dos sintomas, como dificuldade para enxergar, já que ainda não sabe falar. Por isso, segundo Rubens Belfort Neto, chefe do setor de oncologia ocular do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), um dos sinais de alerta para o problema e que deve chamar a atenção dos pais é o chamado “reflexo de olho de gato”, que ocorre no olho da criança ao tirar uma foto em um ambiente escuro.

“A leucocoria é um reflexo anormal no olho. Ao se direcionar um foco luminoso para os olhos, o correto seria a luz entrar na retina, bater no fundo de olho — que é vermelho por conta dos vasos — e deixar um reflexo avermelhado, aquela bolinha vermelha que aparece refletida nas fotografias. Isso é normal. Se a luz do olho fosse azul, o reflexo seria dessa cor. Quando o tumor cresce, o fundo do olho, que deveria ser vermelho, fica branco. A luz do flash bate no tumor e aparece refletida na foto como uma bola branca”, explica. [relacionados]

Ainda segundo Belfort, no Brasil, devido ao atraso da chegada das crianças aos centros de excelência, a taxa de sobrevivência chega somente a 60%. “Infelizmente, de cada três crianças que chegam com o problema, uma ainda morre no Brasil. Quando o tumor aumenta e ainda está dentro do olho, é possível salvar todas as crianças. Agora, se ocorre alguma metástase, piora muito o prognóstico. Quanto mais cedo ela chegar para realizar o tratamento, maior a chance de salvar o olho e a visão”, afirma o médico.

spot_img

Posts Relacionados

Posts populares no site

spot_img

Posts Populares na categoria