back to top

Todos os brasileiros com câncer têm direito a tratamento pelo SUS

brasileiros com câncer têm direito a tratamento pelo SUS

O SUS – Sistema Único de Saúde – é universal e gratuito e é considerado o maior programa de inclusão social do mundo.

O paciente com câncer do SUS tem direito a começar o tratamento — cirurgia, quimioterapia ou radioterapia –, em até 60 dias a partir da data em que o médico emitiu o laudo que comprovou a doença. Além disso, deve ter acesso gratuito a medicamentos, exames, internação e procedimentos necessários.

A porta de entrada para o tratamento é a UBS – Unidade Básica de Saúde – mais próxima da casa do paciente. Se por conta de exames de rotina ou de uma queixa, o médico constatou algum sintoma que merece ser investigado, a pessoa deve ser encaminhada a um ambulatório de especialidades ou hospital, onde será atendida por um especialista, que irá solicitar a realização dos exames necessários para a identificação do tumor.

Confirmado o diagnóstico, o tratamento deve ser feito uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), capacitada para tratar os tipos de câncer mais comuns no Brasil, ou em um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON).

No caso de descumprimento da lei dos 60 dias, o paciente deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde de seu município.

Veja os estabelecimentos de saúde habilitados e credenciados para o atendimento do câncer que integram a rede do SUS em cada estado: https://www.inca.gov.br/onde-tratar-pelo-sus

Posts Relacionados

Posts populares no site

Posts Populares na categoria