O portal Medicina S/A publicou na última segunda-feira (22/04) artigo da diretora do Instituto Vencer o Câncer, Ana Maria Drummond. Com o título “Desmistificando o câncer: contra a desinformação e pela prevenção”, o texto destaca o lançamento da campanha #CâncerTrueNews e reforça o objetivo institucional de democratizar o acesso à informação em saúde.
“No entanto, a educação é apenas uma das frentes para o enfrentamento da epidemia de câncer. Além das campanhas de conscientização sobre os tipos de tumores mais prevalentes e sobre meios de prevenção, do apoio em todas as etapas da jornada contra a doença, um ponto de ação importante é a promoção de debates sobre políticas públicas e mudanças estruturais necessárias para enfrentar o câncer no país”, ressalta Ana Maria.
No artigo, ela destaca o trabalho da Rede Vencer o Câncer de Pesquisa Clínica, o desenvolvimento do projeto “Unidos pela Vacina HPV e Prevenção do Câncer” em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil e as ações de advocacy realizadas pelo Instituto.
“Reconhecemos que enfrentamos muitos desafios como sociedade, e a melhoria na gestão do sistema de saúde é essencial. Sem uma mudança nesse sentido, corremos o risco de aumentar ainda mais a disparidade de acesso, especialmente à medida que a complexidade do tratamento avançado demanda investimentos substanciais”, aponta Ana Maria Drummond, em outro trecho do artigo.
Leia o texto na íntegra aqui!
O Instituto Vencer o Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada pelos oncologistas Dr. Antonio Carlos Buzaid e Dr. Fernando Cotait Maluf, com atuação em 3 pilares: (1) Informação de excelência e educação para prevenção do câncer. (2) Implementação de centros de pesquisa clínica para a descoberta de novos medicamentos. (3) Articulação para promoção de políticas públicas em prol da melhoria e ampliação do acesso à prevenção, ao tratamento e à cura do câncer.